RJ em Foco

Empresário morto na Barra ostentava viagens internacionais e carros de luxo nas redes sociais

Marcos Vinícius Portugal Santos foi alvejado na Avenida das Américas na última segunda-feira

Agência O Globo - 10/12/2025
Empresário morto na Barra ostentava viagens internacionais e carros de luxo nas redes sociais
Barra da Tijuca - Foto: Reprodução

O empresário Marcos Vinícius Portugal Santos, assassinado em um ataque a tiros na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, na última segunda-feira, exibia uma rotina de ostentação nas redes sociais. Ele compartilhava registros de viagens internacionais para destinos como Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e França, além de posar frequentemente ao lado de carros de luxo.

Entre os veículos destacados em suas postagens estavam modelos como Porsche, Range Rover e Lamborghini. Em algumas fotos, Marcos Vinícius aparecia no interior dos automóveis, evidenciando detalhes como o volante. Em uma dessas publicações, chegou a escrever: "Tem vários azarados que querem minha sorte".

Marcos Vinícius era sócio de uma empresa representante comercial no setor de aviação, especializada na venda de aeronaves. Por isso, também era comum vê-lo em fotos com jatinhos ao fundo, como em uma imagem registrada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde morava atualmente. Em outra foto, sentado no degrau de um avião em um aeroporto executivo no interior de São Paulo, legendou: "Quem vence sem obstáculo triunfa sem fé".

Hospedagens luxuosas também faziam parte de suas postagens. Suas últimas publicações, do início de dezembro, mostram estadia em um resort em São Gonçalo do Amarante, Ceará, que ele descreveu como "Paradise" (paraíso, em inglês).

Em Paris, Marcos Vinícius publicou imagens diante da Torre Eiffel, afirmando: "sempre é bom estar de volta". Em março do ano passado, apareceu de roupão em uma sacada, olhando para um notebook com o monumento ao fundo.

O Fluminense, clube do coração, também teve destaque em suas redes. Ele acompanhou o time no Mundial de Clubes de 2023, em Jedá, Arábia Saudita, e na Copa do Mundo de Clubes deste ano, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, quando o clube foi eliminado pelo Chelsea na semifinal. Esteve ainda na final da Libertadores de 2023, vencida pelo tricolor no Maracanã.

Em outra publicação, posou na sacada do Copacabana Palace, brincando que, apesar de ser carioca, agora era "turista no estado".

Processos e ficha criminal

Marcos Vinícius Portugal Santos respondia em liberdade a um processo por roubo de celular, acusado de pilotar a moto usada em um assalto na Rua Paissandu, Flamengo, em junho de 2010. Segundo a defesa, ele trabalhava como mototaxista na época e "apenas prestava serviço, sem relação com o crime atribuído ao passageiro".

Ele também tinha condenação por furto qualificado, com pena de três anos de prisão. Natural de Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, morava há cerca de oito anos em Santa Catarina.

No Rio de Janeiro, acumulava antecedentes criminais por furto, roubo, lesão corporal, dano, perturbação do sossego e injúria, registrados entre 2005 e 2012 em delegacias de Miguel Pereira (96ª DP), Copacabana (12ª DP), Ipanema (13ª DP) e Catete (9ª DP).

Na madrugada da última segunda-feira, após celebrar o aniversário de 19 anos do filho em uma boate na Gávea, teve o carro cercado por dois homens em uma moto, que dispararam contra ele enquanto passava pela Barra. Socorrido ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga o caso. "Testemunhas foram ouvidas e agentes analisam imagens de câmeras de segurança. Outras diligências estão em andamento para apurar a autoria do crime", informou a Polícia Civil.