RJ em Foco
PRF flagra parentes de Peixão tentando fugir para a Bolívia e apreende joias; chefe do TCP consegue escapar
Abordagem aconteceu na BR-262, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou parentes de Álvaro Malaquias Santa Rosa, de 38 anos, conhecido como Peixão, um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro tentando ir para a Bolívia. A abordagem aconteceu na BR-262, em Campo Grande (MS), após o recebimento de informações da Polícia Civil. Os condutores transportavam a esposa , três filhos e um sobrinho do traficante, mas ele não foi encontrado.
Numa revista nos veículos, os policiais encontraram várias joias, as quais continham inscrições fazendo referência ao foragido da justiça que é líder de uma facção criminosa. Um grosso cordão de ouro trazia uma estrela de Davi logo acima do medalhão, com a inscrição "Israel Defense Force" e a sigla IDF. Havia ainda muitos anéis, pulseiras e relógios, inclusive da marca Michael Kors.
O sobrinho de Peixão alegou ser ele o dono das joias. A PRF informou que todos os envolvidos foram detidos por suspeita de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos, valores e promoção, constituição, financiamento ou integração, pessoalmente ou por interposta pessoa, de organização criminosa.
A PRF infromou que, por volta das 12h, suas equipes foram acionadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para abordar dois veículos que seguiam da capital com destino a Corumbá, na fronteira com a Bolívia. Durante a fiscalização, os motoristas disseram ter sido contratados por um conhecido, que mora na Bolívia, para realizarem o transporte dos passageiros do Rio até Corumbá. Eles contaram ainda ter ido de avião até a capital fluminense, onde pernoitaram e seguiram para o Mato Grosso do Sul.
Saiba quem é Peixão
Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, de 38 anos, é um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro. Apesar de acumular 79 anotações criminais e responder a 26 processos no Tribunal de Justiça do estado, ele nunca foi capturado pela polícia. Conhecido pelo perfil violento, Peixão nomeou de Complexo de Israel as cinco primeiras comunidades que dominou: Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas — um território vigiado por cerca de 200 fuzis. Nesta semana, a PF descobriu que ele e sua quadrilha encomendavam armas e equipamentos ilegais online para serem entregues em casa.
Além de ordenar homicídios e cobrar taxas de comerciantes, Peixão, que diz ser evangélico, é acusado de intolerância religiosa. Denúncias afirmam que ele chegou a proibir o uso de branco pelos moradores e destruiu terreiros nas favelas em que domina. Em julho do ano passado, circulou pelas redes sociais que o bandido havia determinado a proibição de festejos juninos em três igrejas católicas localizadas no entorno do Complexo de Israel.
Na ocasião, a arquidiocese negou as ameaças do tráfico e disse que os festejos ocorreram normalmente. Apesar disto, na época, foi possível notar uma pichação com a sigla do Terceiro Comando Puro (TCP) a em um dos muros laterais da Igreja de Santa Edwiges, em Brás de Pina. Peixão faz parte da cúpula da facção criminosa citada. O local onde o muro foi pichado fica próximo a um acesso à Favela Cinco Bocas, uma das áreas controladas pelo bandido.
Para marcar seu território, o criminoso costuma usar a bandeira de Israel e frases da Bíblia pintadas nos muros. Na Cidade Alta, o topo de uma caixa d'água ostentava uma Estrela de Davi em néon, símbolo do domínio do criminoso. A estrela foi derrubada neste mês durante uma operação da Polícia Civil e Militar no complexo.
O perfil violento do bandido é conhecido pelos investigadores. Segundo a polícia, ele costuma punir seus inimigos com a morte e é um obstinado quando se trata de infiltrados. Ele foi o primeiro a introduzir o uso de drones para vigilância em suas áreas, a fim de acompanhar a movimentação da polícia e dos concorrentes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada