RJ em Foco
Ciclone extratropical e frente fria trazem chuva forte ao Sudeste e risco de granizo no Sul
Sul do país terá ventos superiores a 100 km/h, intensificados pela presença de ventos costeiros na região
Um ciclone extratropical associado à formação de uma frente fria provoca chuva forte no Rio de Janeiro e em outros estados do Sudeste. De acordo com alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas podem ser acompanhadas por ventos intensos, que chegam até 60 km/h. As temperaturas máximas previstas são de 33°C no Rio, 30°C em Vitória (ES), 26°C em Belo Horizonte (MG) e 24°C em São Paulo.
As tempestades também atingem o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Nesses estados, os volumes de chuva podem superar 100 mm/dia, com ventos acima de 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O Inmet destaca ainda o reforço dos ventos costeiros em cidades como Florianópolis (SC), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).
— Temos na Região Sul o deslocamento de um centro de baixa pressão que atinge o oceano e forma mais de um ciclone, cria essa tropical. O ciclone extratropical favorece as rajadas de vento, já a frente fria, que também está se formando, intensifica as pancadas de chuva e quedas de granizo — explica a meteorologista Andrea Ramos.
No Norte e Centro-Oeste, o tempo segue abafado e chuvoso. As máximas chegam a 34°C em Manaus (AM), 30°C em Palmas (TO) e 28°C em Cuiabá (MT).
No Nordeste, a baixa umidade relativa do ar atinge estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As temperaturas seguem elevadas, com máximas de 31°C em Fortaleza (CE) e 30°C em Natal (RN) e Recife (PE).
Recomendações do Inmet:
O Inmet orienta a população a evitar sair durante o mau tempo, observar alterações nas encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Confira as principais recomendações:
• Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
• Observe alterações em encostas;
• Permaneça em local abrigado. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
• Em caso de inundação, proteja seus pertences com sacos plásticos;
• Para mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada