RJ em Foco

Alerj inicia votação decisiva sobre prisão do presidente Rodrigo Bacellar

Parlamentares votarão de forma aberta sobre o caso. Decisão exige maioria absoluta: pelo menos 36 votos.

Agência O Globo - 08/12/2025
Alerj inicia votação decisiva sobre prisão do presidente Rodrigo Bacellar
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar - Foto: Arquivo

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deu início nesta quarta-feira à sessão plenária que irá decidir sobre a manutenção ou revogação da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após uma manhã marcada por tensão e troca de acusações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), os deputados estaduais se reúnem para votar de maneira aberta sobre o destino de Bacellar. O resultado será proclamado após a verificação de quórum. A Alerj conta com 70 parlamentares, e a decisão exige maioria absoluta, ou seja, pelo menos 36 votos favoráveis.

Bacellar foi preso na última quarta-feira pela Polícia Federal, acusado de obstrução à investigação. Segundo relatório da PF, o presidente da Alerj teria vazado informações sobre uma operação policial ao deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Jóias, orientando-o a apagar dados do celular para eliminar possíveis provas.

TH Jóias responde a processos por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, além de ser investigado por suposta intermediação de negociações de armas com o Comando Vermelho (CV). A prisão de Bacellar foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, onde tramita o caso.