RJ em Foco

Obra no Mirante do Leblon bloqueia vista e Paes critica autorização da prefeitura

Prefeito do Rio afirma que construção será demolida após repercussão negativa nas redes sociais

Agência O Globo - 08/12/2025
Obra no Mirante do Leblon bloqueia vista e Paes critica autorização da prefeitura
Obra no Mirante do Leblon bloqueia vista e Paes critica autorização da prefeitura - Foto: Reprodução

O prefeito Eduardo Paes utilizou as redes sociais nesta segunda-feira para criticar uma obra realizada no quiosque do Mirante do Leblon, na Zona Sul do Rio, onde um banheiro foi erguido, bloqueando parte da vista considerada uma das mais emblemáticas da cidade. Segundo Paes, a intervenção foi autorizada pela própria prefeitura que ele administra.

“Não sei quem foi o gênio da prefeitura que autorizou essa obra no Quiosque do Mirante do Leblon com direito a um banheiro tapando uma das vistas mais incríveis da cidade”, escreveu Paes em tom irônico. Ele afirmou ainda que a estrutura não deve resistir nem 24 horas: “O fato é que a demolição desse absurdo não passará de amanhã! Estou partindo do pressuposto que os caras têm autorização para isso. Se não tiverem, o custo será mais alto ainda!”

A declaração do prefeito gerou reação imediata entre internautas. Muitos comemoraram a promessa de demolição, enquanto outros questionaram como o projeto pôde ser aprovado. A repercussão aumentou as críticas à gestão municipal, com usuários repetindo a frase de Paes: “Quem foi o gênio da prefeitura que...”.

“Deve ser o mesmo gênio que administra a operação tapa-buraco, a Comlurb, a GM, a Seop, nunca vê o que está debaixo do nariz dele. É muito buraco nas ruas da Zona Oeste e Norte, falta de cuidado com o patrimônio, sujeira para todo lado… mas o mirante tem que ficar limpinho”, comentou um dos seguidores do prefeito.

Até o momento, a prefeitura não esclareceu qual órgão autorizou a construção nem se haverá responsabilização.