RJ em Foco
Postagens revelam devoção de TH Jóias a Bacellar, que responde chamando o ex-deputado de 'irmão'
Mensagens públicas mostram vínculo de lealdade e subordinação entre os dois aliados que estão presos
O ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Jóias
Rodrigo Bacellar, preso em 3 de dezembro pela Polícia Federal
Relação perigosa:
Fatos gravíssimos:
As publicações analisadas mostram o ex-deputado, que ganhou a legenda do MDB para disputar a eleição de 2022, referindo-se ao presidente da Alerj como “meu líder”, “meu presidente” e “meu irmão”. Em uma das mensagens, afirma que sua missão “se torna mais leve” com o aprendizado recebido do chefe do Legislativo estadual. Em outra, agradece pelas “lições” e promete lealdade: “Conte comigo para construir um Rio de Janeiro cada vez mais desenvolvido”.
A proximidade já estava publicamente mostrada desde o início do mandato de Bacellar à frente da Alerj. Em fevereiro de 2023, dia de sua eleição para a presidência da Casa, TH Jóias publicou mensagens de congratulação exaltando o novo dirigente. No aniversário de Bacellar, o então deputado cresce o tom elogioso, fala em “um grande líder político, guiado por Deus”, que conduz a Alerj com “diálogo, competência e compromisso”. A resposta veio no mesmo tom : Bacellar agradeceu pelas palavras e o tratou publicamente como “meu irmão”.
TH Jóias também se valeu da figura de Rodrigo Bacellar como um grande "ativo político". Nas redes sociais e discursos públicos, o ex-deputado apresenta o presidente da Alerj como fiador direto de políticas públicas como “quem tem se empenhado por nossa população” e “contribuinte essencial” para avanços na segurança pública.
Quando Bacellar assumia como governador interino nas viagens de Cláudio Castro, essa fidelidade ganhava mais palco: TH Jóias marcou presença em diversas agendas oficiais. Nas redes, o então parlamentar explorou essa união mostrando inauguração de bases do Segurança Presente e entrega de condomínios habitacionais à renegociação de dívidas no Procon, obras de urbanização, ações de mobilidade e até a compra de quatro radares meteorológicos, apresentada como conquista sua “ao lado do governador em exercício @rodrigobacellaroficial”.
Em agenda religiosa em São Gonçalo, destacou estar com Bacellar, “governador em exercício”, celebrando os 30 anos dos tapetes de sal e reforçando o alinhamento político. Em Búzios, classificou como “extraordinário” acompanhar o aliado na entrega de obras e serviços — evento que também teve a presença do senador Flávio Bolsonaro.
Na segurança pública, a estratégia se repetia. Ao anunciar uma base do Segurança Presente em Marechal Hermes, TH Jóias agradeceu ao governador Cláudio Castro por atender “prontamente” ao pedido e celebrou o reforço como vitória do mandato. Mas reservou parte do crédito a Bacellar, chamado de “meu líder na Alerj”, a quem atribuiu “toda a estrutura que nos ampara e apoia em nossos projetos”. Nas redes sociais de Bacellar, as menções a TH Jóias não aparecem atualmente.
TH Jóias segue preso, e sua defesa nega as acusações. Ele responde a processos por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, além de ser investigado por supostamente intermediar negociações de armas com o Comando Vermelho (CV).
Bacellar também permanece preso, em uma sala da Polícia Federal, à espera da votação na Alerj que definirá seu destino. A defesa do presidente da Casa — afastado do cargo por decisão do ministro Alexandre de Moraes — afirma que a prisão é “desproporcional” e que atuará pela revogação. Em nota, os advogados alegam não ter tido acesso ao teor da investigação, mesmo dois dias após a decretação da preventiva.
Afagos de TH Jóias a Bacellar nas redes sociais :
“A missão de representar o povo por meio do nosso mandato se torna mais leve com todo o aprendizado que tenho recebido do meu presidente nesta Casa de Leis.”
“Muito obrigado pelas lições! Conte comigo para construir um Rio de Janeiro cada vez mais desenvolvido.”
“Um grande líder político, que vem conduzindo a Casa Legislativa com diálogo, competência e compromisso com a população do nosso estado.”
Rodrigo Bacellar, em resposta: “Muito obrigado pelo carinho, pela lembrança e pelas palavras, meu irmão. Desejo tudo em dobro e que Papai do Céu nos abençoe sempre! 🙏
“Ao meu líder na Alerj, @rodrigobacellaroficial, por toda a estrutura que nos ampara e apoia em nossos projetos.”
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista