RJ em Foco
No Rio, modernização da ABBR com o Grupo Valsa vira modelo de reabilitação uma década após a Lei de Inclusão
Experiência fluminense avança enquanto o Brasil ainda luta para diminuir a desigualdade no acesso à reabilitação
Dez anos após a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), uma iniciativa no Rio de Janeiro evidencia o contraste entre avanços pontuais e os desafios estruturais da reabilitação no país. A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), referência nacional no setor público, passou por um processo de modernização em parceria com o Grupo Valsa Saúde, tornando-se exemplo de como parcerias locais podem aprimorar o sistema.
O Brasil conta com 14,4 milhões de pessoas com deficiência — o equivalente a 7,3% da população, segundo o Censo 2022 —, mas dispõe de apenas 342 Centros Especializados em Reabilitação (CER) vinculados ao SUS para atender a essa demanda. O envelhecimento populacional tende a agravar o quadro, já que 27,5% dos brasileiros com 70 anos ou mais apresentam algum tipo de deficiência.
A experiência da ABBR em conjunto com o Grupo Valsa Saúde está sendo utilizada como modelo em estudos para ampliar o atendimento e reduzir as filas. Em outubro, o governo federal lançou o programa Agora Tem Especialistas, que incentiva parcerias com hospitais privados para expandir consultas e serviços especializados no SUS, por meio de incentivos tributários.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado