RJ em Foco

CCJ da Alerj é convocada para analisar prisão do deputado Rodrigo Bacellar

Após reunião extraordinária, plenário da Assembleia decidirá na segunda-feira se mantém detenção do parlamentar

Agência O Globo - 04/12/2025
CCJ da Alerj é convocada para analisar prisão do deputado Rodrigo Bacellar
Rodrigo Bacellar - Foto: Arquivo

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Guilherme Delaroli (PL), convocou para esta sexta-feira uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para analisar a operação da Polícia Federal que resultou na prisão do deputado Rodrigo Bacellar. A decisão, assinada no início da noite desta quinta-feira, será publicada em edição extra do Diário Oficial. O encontro está agendado para a parte da tarde, na sede da Alerj, com a presença dos deputados e do presidente da CCJ, Rodrigo Amorim.

De acordo com Delaroli, os autos do processo ainda não chegaram oficialmente à Assembleia, mas isso não impede o início do rito previsto na Constituição estadual. Os deputados terão a prerrogativa de analisar o processo de soltura, e não o mérito das acusações, que permanece sob responsabilidade da Justiça.

Após a reunião, a CCJ deverá elaborar um relatório sobre as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo a prisão preventiva e o afastamento de Bacellar da presidência da Alerj.

O relatório servirá de base para a votação em plenário, marcada para a próxima segunda-feira. Caberá aos 69 deputados decidir se mantêm ou revogam a prisão — decisão que exige maioria absoluta, ou seja, ao menos 36 votos favoráveis. Também será avaliado se o afastamento do parlamentar do comando da Casa será mantido.

A convocação extraordinária oficializa o início do processo interno de avaliação da prisão, mobilizando a Assembleia desde a deflagração da operação da Polícia Federal, ocorrida na última terça-feira.