RJ em Foco
Com 19 balsas, show de fogos em Copacabana promete menos fumaça e espetáculo inovador
Fogos terão movimentos inspirados em ondas, sincronizados com trilha sonora exclusiva
O empresário Marcelo Kokote, responsável pelo show pirotécnico do réveillon de Copacabana, garante que a edição deste ano terá significativamente menos fumaça em comparação à virada passada. A novidade é o aumento do número de balsas utilizadas no espetáculo, que passa de dez para 19. Apesar da mudança, a duração do show permanece em 12 minutos, com o uso de 12 a 14 toneladas de explosivos importados da Espanha e da China.
Menos fumaça e melhor visualização
Segundo Kokote, não é possível eliminar totalmente a fumaça dos fogos, especialmente quando a umidade do ar está elevada, como ocorreu no ano anterior, dificultando a dispersão e a visibilidade. “Com dez balsas, havia mais espaço entre elas, o que prejudicava a visão do público em condições climáticas desfavoráveis. Agora, com 19 balsas e menor distância entre elas, conseguiremos distribuir os fogos de forma mais uniforme, favorecendo a visualização do espetáculo”, explica.
Movimentos em ondas e trilha sonora inédita
Os fogos serão detonados em sincronia com uma trilha sonora criada especialmente para o evento. O destaque deste ano será o efeito visual que remete a ondas, graças ao uso de bombas com até oito toneladas de potência. “Em alguns momentos, todos os fogos serão disparados simultaneamente. Em outros, alternaremos as detonações, criando a impressão de explosões em ondas, como uma dança no céu”, detalha Kokote.
Preparativos antecipados
Com o aumento do número de balsas, a montagem das estruturas começará quase uma semana antes do habitual, a partir do dia 21. A Capitania dos Portos já iniciou a inspeção das embarcações. Apesar do reforço, a estratégia de rebocar as balsas para Copacabana apenas na madrugada do dia 31 será mantida.
Show de drones e arte no palco
O show do DJ Alok, programado para as 2h do dia 1º, contará com cerca de 2 mil drones, criando efeitos especiais de vários formatos, segundo o produtor Abel Gomes. Trata-se da maior quantidade de drones já utilizada na festa. A montagem dos palcos começa nesta sexta-feira. O palco Copacabana terá projeções em telas de LED que formarão figuras inspiradas nas obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado