RJ em Foco

Polícia Civil prende dez suspeitos e recupera 24 veículos roubados no Complexo do Chapadão

Dois homens apontados como assaltantes de carros foram mortos em confronto

Agência O Globo - 03/12/2025
Polícia Civil prende dez suspeitos e recupera 24 veículos roubados no Complexo do Chapadão
- Foto: Reprodução / Agência Brasil

Uma operação da Polícia Civil contra ladrões de veículos resultou na prisão de dez suspeitos na comunidade Gogó de Guadalupe, no Complexo do Chapadão, Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira. Durante a ação, houve confronto e dois criminosos foram mortos.

No total, foram recuperados doze carros e doze motos roubados, além da apreensão de três armas de fogo e grande quantidade de drogas como maconha, crack e haxixe.

A operação teve três objetivos principais:

- Cumprir mandados de prisão contra integrantes de um grupo especializado em roubo de veículos, que utiliza a comunidade como ponto de receptação;
- Localizar desmanches e galpões usados para guardar veículos roubados e furtados, promovendo sua recuperação;
- Realizar ações de inteligência para subsidiar uma investigação em curso na Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP).

Dos dez presos, dois foram detidos em cumprimento de mandados de prisão e oito em flagrante delito.

Entre os detidos está Hugo Leiras Guimarães, conhecido como HG, apontado como chefe das localidades Pedra Rasa, Loteamento e Gogó, todas no Complexo do Chapadão. Ele foi flagrado tentando fugir da comunidade, portando uma pistola Glock com numeração raspada, e foi autuado por porte ilegal de arma de uso restrito e associação para o tráfico.

Segundo a polícia, HG é suspeito de vários homicídios, incluindo o latrocínio de um policial militar reformado durante um arrastão em Realengo, em 12 de março de 2024, e do assassinato do ex-vereador Zico Bacana e seu irmão, em uma padaria no bairro de Guadalupe, em 7 de agosto de 2023.

No confronto, dois criminosos que haviam acabado de roubar um veículo foram mortos após perseguição policial na entrada da comunidade. O carro da vítima foi recuperado e duas armas de fogo foram apreendidas com os assaltantes.

A ação faz parte de mais uma fase da Operação Torniquete, iniciada às 6h, com participação de cerca de 200 policiais, quatro blindados e mais de 60 viaturas. Integraram a operação agentes da DRFA-CAP, com apoio do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).