RJ em Foco
Moraes aponta infiltração política de organizações criminosas no Rio
Ministro do STF, responsável pela prisão do presidente da Alerj, alerta para corrupção em larga escala por grupos criminosos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que organizações criminosas promoveram uma "infiltração política" no Rio de Janeiro, abrangendo as esferas municipal, estadual e federal. Segundo Moraes, esses grupos possuem também "capacidade de corromper agentes públicos e políticos em escala".
As declarações foram feitas na decisão que determinou a prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo da Silva Bacellar (União Brasil), suspeito de vazar informações sobre uma operação contra o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Jóias.
"Uma das principais características das organizações criminosas atuantes no estado do Rio de Janeiro, além do domínio territorial mediante uso da força, e da capacidade de corromper agentes públicos e políticos em escala, é a infiltração política que tais grupos alcançaram nos últimos anos, seja na esfera municipal, estadual e federal", escreveu Moraes.
De acordo com o ministro, a Polícia Federal (PF) apresentou fatos "gravíssimos" que apontam a atuação de Bacellar para obstruir investigações.
"Os fatos narrados pela Polícia Federal são gravíssimos, indicando que Rodrigo da Silva Bacellar estaria atuando ativamente pela obstrução de investigações envolvendo facção criminosa e ações contra o crime organizado, inclusive com influência no Poder Executivo estadual, capazes de potencializar o risco de continuidade delitiva e de interferência indevida nas investigações da organização criminosa", destacou Moraes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado