RJ em Foco

Guarda Municipal do Rio recebe 660 pistolas para reforçar atuação em praças e parques

Novas armas serão destinadas a agentes que atuarão na prevenção de crimes em espaços públicos a partir de 2026

Agência O Globo - 19/11/2025
Guarda Municipal do Rio recebe 660 pistolas para reforçar atuação em praças e parques
- Foto:

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro recebeu 660 pistolas que serão utilizadas por agentes em parques e praças públicas da cidade. O objetivo é reforçar a prevenção de roubos e furtos em locais de grande circulação, desempenhando um papel complementar ao das polícias.

Está previsto que os agentes armados comecem a atuar a partir de 2026, ampliando a presença da Guarda em espaços públicos e contribuindo para a segurança da população.

Os 287 integrantes da primeira turma passaram por aulas teóricas e práticas, incluindo treinamentos de manuseio de arma de fogo e avaliação psicológica. Direitos Humanos foi um dos temas abordados durante a formação, além de técnicas de abordagem e conduta operacional.

Durante o processo de formação, 15 alunos foram reprovados: 14 não atingiram o desempenho necessário nas provas de armamento e tiro, enquanto um foi desclassificado por comportamento inadequado em aula de abordagem policial.

Os 14 reprovados nas provas de armamento e tiro terão a oportunidade de participar de novos treinamentos e, após reavaliação, poderão passar por uma espécie de repescagem para integrar a equipe.