RJ em Foco
'Olhar Redentor': novo tour virtual oferece visita imersiva ao Cristo e aos principais pontos turísticos do Rio
Plataforma em 3D/360º permitirá conhecer detalhes do monumento e de outros pontos históricos da cidade, com acesso gratuito e atividades presenciais com óculos de realidade virtual
Visitar o Cristo Redentor e outros ambientes históricos do Rio de Janeiro sem sair de casa será possível ainda este ano. O Instituto Redemptor, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e a Claro, lança nesta terça-feira a primeira fase do projeto “Olhar Redentor”, que propõe uma experiência imersiva por meio de um tour virtual em 3D/360º a uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Na visita virtual, que estará disponível em breve, o público poderá explorar de perto detalhes artísticos e de engenharia que marcaram a construção do Cristo — desde a concepção até a inauguração —, incluindo uma visita ao interior do monumento. O roteiro contempla ainda a Basílica Imaculada Conceição, em Botafogo, e a Floresta da Tijuca.
A plataforma foi desenvolvida para múltiplos dispositivos, como desktop, celular e óculos de realidade virtual (VR), e oferece recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legendas e tradução em português, inglês, espanhol, italiano e francês.
O projeto prevê também a produção de podcasts e videocasts culturais, com convidados das áreas de arte, arquitetura, tecnologia e políticas públicas, além de oficinas e workshops itinerantes em Petrópolis e São Gonçalo, com foco em educação patrimonial, inclusão digital e inovação social.
As ações poderão ser acessadas por meio de QR Codes instalados em pontos turísticos e culturais do estado. Já nesta quarta-feira, interessados em experimentar os óculos de realidade virtual poderão participar de uma atividade aberta ao público na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, das 10h às 16h.
O projeto conta com patrocínio da Claro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com investimento total de R$ 3 milhões.
“Mais do que uma experiência tecnológica, o projeto reforça o compromisso do Santuário em valorizar o Cristo Redentor como patrimônio vivo da cultura brasileira. Nosso objetivo é inspirar o olhar das pessoas sobre o Rio de Janeiro e sobre o próprio significado do monumento para o mundo”, destaca Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor.
Realidade aumentada em 2026
A segunda fase do projeto será lançada no próximo ano, com uma versão em realidade aumentada (AR), que permitirá aos visitantes, de qualquer lugar, visualizar o monumento em escala real por meio da câmera do celular. Conteúdos educativos e históricos também estarão disponíveis para interação.
Assim como na visita virtual, a realidade aumentada possibilitará ao público explorar outros pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico e o Maracanã. O objetivo é unir cultura, turismo e inovação em uma experiência ainda mais imersiva e educativa.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado