RJ em Foco

Por que o Rio amanheceu tão quente? Fenômeno pré-frontal explica alta nas temperaturas

Condição antecede a chegada de uma frente fria e provoca uma mudança na direção dos ventos

Agência O Globo - 17/11/2025
Por que o Rio amanheceu tão quente? Fenômeno pré-frontal explica alta nas temperaturas
- Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro voltou a registrar temperaturas elevadas nesta segunda-feira devido a um fenômeno atmosférico chamado pré-frontal. Essa condição ocorre antes da chegada de uma frente fria e provoca uma mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do interior do país em direção ao litoral fluminense. Esse fluxo de ar mais quente favorece a rápida elevação das temperaturas, especialmente no período da tarde.

O calor se intensifica porque o ar continental que avança em direção ao estado chega mais seco e aquecido. À medida que a frente fria se aproxima, essa massa de ar quente domina a atmosfera sobre o Rio, criando um ambiente típico de forte aquecimento.

— O fenômeno ocorre antes de sistemas frontais e costuma anteceder mudanças bruscas no tempo, como aumento da nebulosidade, chuva e vento nas horas seguintes — explica o meteorologista Cesar Soares.

Nas áreas metropolitanas, a combinação do ar mais quente com o efeito das ilhas de calor urbanas tende a potencializar a sensação térmica. Bairros afastados da influência marítima, como os da Zona Norte e de regiões mais continentais da Baixada Fluminense, costumam sentir o aquecimento de forma ainda mais marcante em dias de pré-frontal.

A expectativa é que, com a chegada da frente fria, as temperaturas diminuam e as condições de chuva aumentem, especialmente no fim da tarde e à noite. Até lá, o calor permanece como protagonista e segue influenciado pelo padrão típico que antecede a mudança no tempo sobre o estado.

Segundo o Climatempo, o risco de temporais deve continuar no Sudeste no decorrer desta semana devido ao avanço da frente fria.

Na terça-feira, a nova frente fria fica quase parada entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Na quarta-feira, essa frente fria ganha impulso e segue em deslocamento para o Espírito Santo e para o centro-leste e norte de Minas Gerais.

De acordo com o portal, na quarta a frente fria atinge com mais força o Espírito Santo e o Norte e Leste de Minas, mas pancadas de chuva ainda devem ocorrer na maior parte do Rio de Janeiro e em outras regiões do estado mineiro. Já em São Paulo, o risco de precipitações cai, e o sol volta a predominar.

Ainda que as condições sejam motivadas por uma frente fria, o Climatempo ressalta que as temperaturas não devem cair de forma tão acentuada.

As madrugadas podem ficar amenas, mas o ar esquenta rápido e, a partir do meio da semana, as tardes voltam a ser quentes no Sul e na maioria das áreas do Sudeste.