RJ em Foco
Árvore de Natal gigante transforma Enseada de Botafogo em novo cartão-postal do Rio
Inauguração acontece em 30 de novembro, com show de fogos, atrações musicais, vila gastronômica e ativações de marcas parceiras
Pela primeira vez, a Enseada de Botafogo receberá uma árvore de Natal, cuja inauguração está marcada para a noite do dia 30 de novembro. O projeto, que une espetáculo de luzes e música, promete se tornar um novo cartão-postal da cidade maravilhosa. Confira os principais detalhes e curiosidades sobre a estrutura que promete iluminar o Natal carioca.
Estrutura imponente de 80 metros
A árvore terá uma altura de 80 metros — o equivalente a um prédio de 30 andares. Inicialmente, os organizadores chegaram a divulgar 90 metros, mas a medida foi revisada por questões de engenharia. A iluminação funcionará diariamente, das 19h à meia-noite.
Montada no Estaleiro Mauá, em Niterói, a estrutura será rebocada até a Enseada de Botafogo na madrugada do dia 30 e permanecerá no local até 6 de janeiro, a cerca de cem metros da areia. Por motivos de segurança, haverá sinalização no mar para impedir a aproximação de embarcações e banhistas, que deverão manter distância mínima de 200 metros.
Peso equivalente a 1,8 mil carros populares
O peso total da árvore, somado à estrutura de apoio, equivale ao de 1,8 mil carros populares. Para garantir a segurança, engenheiros náuticos e estruturais foram contratados. “Essa árvore está à prova de ventos de até 160 km/h. É a maior do mar”, afirma Abel Gomes, cenógrafo e idealizador do projeto.
Mais de 2 milhões de LEDs
Com mais de 2,3 milhões de LEDs, a árvore irá brilhar em diversas cores sobre o espelho d’água, exibindo desenhos que alternam entre folhas amarelas e verdes e flocos de neve em tons de azul.
Público estimado de 650 mil pessoas
A expectativa é de um público entre 60 e 70 mil pessoas no dia da inauguração, que começa às 17h com o evento Samba em Família, trazendo a Orquestra do Samba com Pretinho da Serrinha e convidados. O espetáculo de fogos está programado para ocorrer das 19h30 às 20h.
Os organizadores esperam manter a média de público diário até 6 de janeiro, quando a árvore será desmontada, totalizando cerca de 650 mil visitantes.
Vila gastronômica e atrações musicais
Durante todo o evento, o público poderá aproveitar atrações musicais, uma vila gastronômica com food trucks e ativações de marcas parceiras. No dia da inauguração, serão oferecidos 12 pontos de alimentação, representando restaurantes conhecidos da cidade. A árvore será visível de toda a Enseada de Botafogo e da Praia de Botafogo, que possui 700 metros de extensão.
“A inspiração para essa árvore veio da natureza do Rio de Janeiro: as matas, o sol, o mar e as estrelas do céu”, revela Abel Gomes, que assina o projeto ao lado do cenógrafo Paulo Neves.
Equipe de manutenção dedicada
Durante todo o período em que a árvore estiver montada, uma equipe de 10 profissionais ficará de plantão para realizar reparos, como troca de LEDs e eventuais ajustes na estrutura.
*Estagiária sob supervisão de Cláudia Meneses
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados