RJ em Foco
ADPF das Favelas: governo do Rio solicita mais prazo a Moraes para entrega de dados de megaoperação
Ministro do STF determinou a apresentação de cópias de todos os laudos necroscópicos realizados
O governo do Rio de Janeiro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prorrogação por cinco dias úteis do prazo para apresentar informações e documentos sobre a megaoperação policial realizada em 28 de outubro, conforme exigido no âmbito da ADPF das Favelas.
Na solicitação, a Procuradoria Geral do Estado argumenta que as secretarias envolvidas necessitam de mais tempo para consolidar os dados requisitados. A decisão de Moraes, proferida nesta segunda-feira, determina a entrega de cópias de todos os laudos necroscópicos realizados, incluindo registros fotográficos e busca de projéteis.
Segundo o ministro, há divergências entre as informações fornecidas pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e por outros órgãos, como o Ministério Público.
O governo do Rio também levantou questionamentos sobre o regime de sigilo desses documentos, por conterem imagens e dados pessoais, citando a Lei de Acesso à Informação. A Procuradoria indaga se os arquivos devem ser anexados publicamente ou enviados em petição apartada, sob sigilo.
Alexandre de Moraes assumiu temporariamente a relatoria da ADPF das Favelas após o relator original, ministro Edson Fachin, assumir a presidência do Supremo. A relatoria passaria para o ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente no mês passado.
A operação Contenção, realizada no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, resultou em 121 mortos e tornou-se uma das mais letais da história do país.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados