RJ em Foco

Mangueira recebe polo de ensino superior gratuito da universidade Celso Lisboa

Parceria entre a instituição de ensino e a Estação Primeira de Mangueira leva ensino superior gratuito à comunidade e ritmistas da escola

Agência O Globo - 05/11/2025
Mangueira recebe polo de ensino superior gratuito da universidade Celso Lisboa
- Foto: Reprodução / Instagram

O tradicional bairro da Mangueira, símbolo de resistência, cultura e criatividade na Zona Norte do Rio, tem agora mais um motivo de orgulho: a chegada do ensino superior gratuito ao coração da comunidade. Em parceria com a Estação Primeira de Mangueira, a universidade Celso Lisboa inaugurou, nesta quarta-feira, o Polo Celso Lisboa Mangueira, um espaço dedicado à transformação social por meio da educação.

O projeto, ação social da Celso Lisboa, instalou um polo de educação a distância (EAD) nas dependências da escola de samba, oferecendo bolsas integrais para todos os cursos de graduação EAD a ritmistas, trabalhadores da escola e moradores da comunidade que tenham ensino médio completo.

— Quando uma pessoa se forma, toda a família se eleva. A renda melhora, a saúde melhora e o orgulho comunitário floresce. Nosso propósito é criar pontes entre o sonho e o diploma, levando ensino superior para dentro das comunidades — destacou Felipe Kotait Borba, CEO da Celso Lisboa, durante a inauguração.

O polo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com estrutura moderna, apoio presencial da equipe da Mangueira e tecnologia educacional de ponta oferecida pela Celso Lisboa.

Além do polo, os estudantes terão acesso a mentorias de carreira, estágios e atividades de extensão, fortalecendo a inserção profissional e o protagonismo da comunidade.

— Levar o ensino superior para dentro da Mangueira é reconhecer a potência criativa e o papel social dessa comunidade. A escola de samba é um polo natural de pertencimento, e agora será também uma escola de vida — afirmou Borba.

Laura Talita, diretora de eventos da verde e rosa e moradora da Mangueira, aproveitou a inauguração para se inscrever. Aos 40 anos, ela viu na parceria a oportunidade de cursar a primeira graduação:

— Escolhi o curso de Logística, porque tudo o que eu faço no barracão tem a ver com organização de materiais. Esse curso vai me ajudar a crescer e continuar trabalhando pela minha escola.

O mestre de bateria Rodrigo Pereira de Oliveira, de 36 anos, também garantiu uma vaga gratuita e vai cursar Contabilidade:

— Gosto de números e sei que esse curso pode abrir muitas portas para mim. Tenho certeza que vai alavancar minha vida profissional.

A presidente da Mangueira, Guanayra Firmino, celebrou a iniciativa:

— Além de contribuir com a possibilidade de aumentar a renda média das famílias, o projeto tem como objetivo criar uma onda de transformação da comunidade que vai além da sala de aula.

Os cursos são oferecidos em um ambiente virtual de aprendizagem acessível, com aulas gravadas (assíncronas) e momentos ao vivo (síncronos) de tutoria e tira-dúvidas. O aplicativo móvel garante autonomia e suporte contínuo, com recursos de acessibilidade, como legendas e leitores de tela. Para acessar todo o conteúdo, os estudantes poderão frequentar o Polo dentro da quadra da escola de samba, com notebooks disponíveis e internet de alta velocidade.