RJ em Foco
Jaé suspende recarga por cartão de crédito no app e gera revolta entre usuários
Sem aviso prévio, sistema de bilhetagem digital retira opção de crédito no aplicativo, provoca transtornos e longas filas nas estações; passageiros relatam falhas e falta de transparência.
Usuários do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital do transporte público do Rio de Janeiro, enfrentam dificuldades para recarregar seus cartões desde o fim de semana, após a suspensão da opção de pagamento por cartão de crédito no aplicativo. A mudança, feita sem aviso prévio, gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor.
“Eles deveriam ter avisado. O passageiro é sempre o último a saber e o que mais sofre com isso. Estou desde a semana passada tentando fazer a recarga com o cartão e não consigo. O Jaé mandou uma mensagem dizendo que não aceita mais essa opção, mas sem nenhuma explicação. É realmente um desrespeito com a população que precisa e usa o cartão por ser a única opção”, reclamou a atendente Carolina Machado, de 31 anos, moradora de Campo Grande e trabalhadora na Zona Sul do Rio.
Segundo relatos, o problema começou entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, quando o pagamento por cartão de crédito deixou de aparecer como opção no app. Desde então, multiplicaram-se as queixas sobre não apenas a remoção da modalidade, mas também cobranças indevidas, saldo incorreto e falhas no pedido de segunda via do cartão.
“Um absurdo. A única forma de pagamento autorizada pelo meu cartão mobilidade o Jaé não aceita. E como faço? Pago duas passagens do meu bolso para ir até uma estação e fazer recarga. O aplicativo é cheio de defeito. Espero que corrijam logo esse erro. Se é que é erro. Acho que é esperteza da empresa por algum motivo. Que saudades do Riocard”, desabafou uma passageira em publicação no Reclame Aqui.
Outra usuária relatou: “Minha filha ontem foi tentar recarregar e, no atendimento de WhatsApp deles, falaram que o pagamento por cartão no app estava suspenso. Como não avisaram e muita gente só recebe amanhã e vive de empurrar conta para o cartão no mês seguinte, é um transtorno.”
Em resposta a mensagens enviadas ao canal de atendimento, a empresa Jaé informou apenas que a “opção de recarga via cartão de crédito foi suspensa no aplicativo e não está mais disponível”, sem explicar o motivo da suspensão ou informar se a medida é temporária ou definitiva.
De acordo com nota enviada aos usuários, as recargas agora podem ser feitas via PIX ou boleto bancário. Quem preferir utilizar o cartão de crédito deve procurar as máquinas de autoatendimento instaladas nas estações do BRT e do VLT. A orientação também especifica que, nas máquinas, o cartão Jaé Visa preto não deve ser inserido — o usuário deve digitar o CPF e escolher a forma de pagamento desejada.
No Reclame Aqui, as reclamações sobre o Jaé se acumulam desde segunda-feira (4), com críticas ao atendimento precário, à falta de transparência e à instabilidade do aplicativo.
O Jaé substituiu o Riocard Mais como sistema de bilhetagem oficial do transporte público do Rio em agosto e, desde então, enfrenta instabilidades recorrentes. O cartão passou a ser aceito nos transportes municipais do Rio (ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos) em 2 de agosto, tornando-se o único método de pagamento aceito para esses modais.
Segundo a prefeitura, a média diária de passageiros no sistema Jaé é de cerca de 1,1 milhão de embarques, com picos de até 2,3 milhões em um único dia útil de operação exclusiva. Esse número vem crescendo gradualmente, acompanhando a expansão do uso do cartão nos transportes públicos da cidade.
Até o momento, a empresa não informou quando, ou se, a recarga por cartão de crédito será restabelecida.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas