RJ em Foco
Turistas são surpreendidos com fechamento do tour do Maracanã durante visita do príncipe William
Herdeiro britânico cumpre agenda ambiental no Rio antes da COP30, em Belém, e interdita principal atração turística da cidade
A visita do príncipe William ao Maracanã, na tarde desta segunda-feira, surpreendeu turistas de diversas partes do mundo que chegaram ao estádio para participar do tradicional tour. Sem saber da presença do herdeiro do trono britânico, muitos visitantes encontraram os portões fechados e foram impedidos de entrar. O espaço foi interditado para um evento que integra a agenda oficial do príncipe no Rio de Janeiro.
O filho do rei Charles III desembarcou pela manhã na cidade, onde cumpre compromissos voltados à pauta ambiental. Antes de visitar o Maracanã, William esteve no Pão de Açúcar, acompanhado do prefeito Eduardo Paes. No local, posou para fotos e acenou para o público. Diferentemente do estádio, o ponto turístico da Zona Sul permaneceu aberto à visitação durante toda a passagem do príncipe.
No entorno do Maracanã, o clima era de frustração e curiosidade. Um grupo de amigos do Equador, que havia comprado ingressos antecipadamente, foi informado na bilheteria sobre a suspensão do tour.
— Não sabia da vinda do príncipe, mas acho bacana. Não vou esperá-lo chegar, mas espero que ele saiba jogar bem pelo menos — brincou o equatoriano Andrés Juan, segurando o ingresso que precisará ser reembolsado.
Outro grupo, formado por Jimmi, Nicolle, Kevin e Brigitte, turistas do Peru, também foi surpreendido pela interdição. Eles relataram ter estranhado a movimentação intensa de seguranças e a presença de carros oficiais antes de serem informados de que não poderiam entrar — nem para o tour, nem para ver o príncipe.
— É chato saber que não dá para entrar, mas entendemos que é por uma boa causa — comentou Denise Giron, de 37 anos, que viajava com Joshua Hawkins, de 33, ambos do Panamá.
Nem todos reagiram com bom humor. Um visitante da Venezuela, vestindo uma camisa da seleção brasileira com o nome de Ronaldinho, deixou o local visivelmente contrariado ao saber que a atração estava fechada.
— Não gostei de saber que não poderia. Eles deveriam ter avisado melhor sobre isso.
Funcionários do estádio explicaram aos turistas que o Maracanã havia publicado um comunicado no site e afixado cartazes nos portões informando sobre a suspensão temporária. No entanto, a medida não foi suficiente para evitar o desconforto. Segundo eles, quem comprou ingressos antecipadamente poderá solicitar reembolso pelo site.
A movimentação em torno do estádio era tranquila, com patrulhamento reforçado. Um ônibus com crianças de diferentes comunidades chegou por volta das 13h, e ao menos dez viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal estavam posicionadas do lado de fora e no entorno.
O tour do Maracanã funciona diariamente, das 9h às 16h30, e permite aos visitantes explorar áreas como vestiários, gramado, sala de coletiva e museu. O passeio pode ser autoguiado ou acompanhado por monitores especializados, com ingressos vendidos no site ou na bilheteria. Em dias de jogos ou eventos especiais, o horário de funcionamento é reduzido.
Mais cedo, William esteve no Pão de Açúcar. Do alto do cartão-postal, o príncipe foi recebido por diversos turistas, que, de forma entusiasmada, pediam fotos. O ilustre visitante, no entanto, precisou se apressar para o encontro com o prefeito Eduardo Paes e sua comitiva, formada pela primeira-dama, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e sua esposa.
William cumprimentou a todos, desceu ao heliponto com o prefeito e conversou por alguns instantes com o chefe do Executivo carioca. Posou com a chave da cidade e, no retorno, ainda encontrou tempo para interagir com o público.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas