RJ em Foco
Governo federal autoriza transferência de presos em reunião de emergência com Castro e forma comitiva para ir ao Rio
Cerca de uma dezena de detentos devem ser transferidos, número que pode aumentar nas próximas horas
O governo federal autorizou a transferência de presos para penitenciárias federais de segurança nota em uma reunião de emergência no Palácio do Planalto que discutiu a crise da segurança pública no Rio, após operação policial contra o Comando Vermelho deixar pelo menos 64 mortos. O pedido foi feito pelo govenador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, que entrou por ligação telefônica. Cerca de uma dezena de detentos devem ser transferidos, número que pode aumentar nas próximas horas. Uma comissão do governo federal irá ao Rio de Janeiro na quarta-feira.
— Colocamos à disposição vagas em presídio federal para fazer transferência de preso — disse a ministra Gleisi Hoffmann.
Claudio Castro chegou a se oferecer para vir a discutir a situação do Rio, mas a cúpula do governo Lula decidiu ir até Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Ficou combinado que Rui Costa, Ricardo Lewandowski e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, irão a cidade para discutir a reação do governo federal à crise de segurança pública.
Estavam reunidos no Palácio do Planalto o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, os ministros da Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffman (Relações Institucionais), Jorge Messias (AGU), Macaê Evaristo (Direitos Humanos) e representantes do Exército, Ministério da Justiça e Polícia Federal. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, participou por telefone. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou pois estava em voo retornando da viagem à Ásia.
Todos os presentes na reunião foram questionados se receberam algum tipo de pedido do governo do Rio por apoio a operação realizada nesta terça-feira. De acordo com relatos, todos os integrantes do encontro negaram qualquer solicitação do governo Claudio Castro.
Na visão de auxiliares de Lula, foi um erro do governador tentar enfrentar o Comando Vermelho apenas com a polícia do Rio. Claudio Castro reclamou publicamente do governo Lula após a operação e disse que o governo do estado estava "sozinho" e relatou que pediu o apoio logístico de blindados, em três oportunidades. As solicitações foram negadas. Em nota, o Ministério da Defesa afirmou que o pedido de blindados para o governo do Rio de Janeiro só pode ser atendido mediante GLO, que ocorre apenas mediante decreto do presidente da República. .
O Planalto irá defender ações de planejamento integrado entre as polícias do Rio de Janeiro, com Polícia Federal, Exército e Ministério da Justiça, com uso de troca de informações de inteligência de todas essas agências. Outra orientação é de o governo não ampliar o tom com Claudio Castro, mas buscar uma aproximação, de modo a evitar um ambiente de disputa política. No Palácio do Planalto, ministros defendem que o governo federal deve participar desde o planejamento até a execução das ações policiais do Rio de Janeiro e não apenas fazer empréstimo de equipamentos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado