RJ em Foco

Veja em mapa quais vias estão fechadas após operação no Alemão e Penha no RJ

Segundo a Rio Ônibus, 'devido à alta recorrência de ônibus utilizados como barricadas em diferentes pontos da cidade, não há mais como apurar todas as ocorrências'

Agência O Globo - 28/10/2025
Veja em mapa quais vias estão fechadas após operação no Alemão e Penha no RJ
- Foto: Reprodução

Criminosos bloquearam ruas das zonas Norte e Sudoeste do Rio em retaliação à megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos do Alemão e da Penha. Ônibus e caçambas foram usados como barricadas. Segundo a Rio Ônibus, “devido à alta recorrência de coletivos usados para bloqueios, não é mais possível contabilizar todas as ocorrências. A mobilidade urbana está comprometida em diversos pontos da cidade.”

Combate ao CV:

Marcus Vinicius, conhecido como Máskara:

Vias fechadas após operação no Alemão e Penha no RJ

Interdições em outros pontos da cidade

No início da tarde, a população também enfrentou dificuldade em passar por diferentes vias da cidade nas zonas Norte e Sudoeste, entre elas:

Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá tem fechamento parcial ou total nesta tarde.

Rua Dias da Cruz, no Méier, nos dois sentidos;

Rua Vinte e Quatro de Maio no Engenho de Dentro

Rua Adolfo Bergamini, no Engenho de Dentro

Circulação de ônibus

Em nota, o RioÔnibus informa que "já foram registrados mais de 50 ônibus utilizados como barricadas e mais de 120 linhas com itinerários impactados". A mobilidade urbana está afetada em inúmeros pontos da cidade. Sendo as principais regiões:

Anchieta

Méier

Serra Grajaú-Jacarepaguá

Av. Brasil

Linha Amarela

Cidade de Deus

Chapadão

Engenho da Rainha

Complexo do Alemão

Complexo do Penha

BRT

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o sistema BRT está operando normalmente.

Morto em operação:

Metrô

De acordo com o MetrôRio, as linhas 1, 2 e 4 estão operando normalmente nesta terça-feira. Com a suspensão ou redução de linhas de ônibus nas ruas, passageiros têm relatado vagões e estações cheias.

Trens

Com o alto volume de passageiros também nos trens, a SuperVia antecipou o horário do pico vespertino. Neste momento, a operação dos trens segue normalmente com os seguintes intervalos:

Ramal Santa Cruz: Central do Brasil - Santa Cruz, com intervalos de 10 minutos.

Ramal Japeri: Central do Brasil - Japeri, com intervalos de 10 minutos.

Ramal Saracuruna: Central do Brasil - Gramacho, com intervalos de 13 minutos. Saracuruna - Gramacho, com intervalos de 30 minutos.

Ramal Belford Roxo: com intervalos de 23 minutos.

Caminhão foi atravessado no acesso ao aeroporto

Um caminhão chegou a ser atravessado na Avenida Vinte de Janeiro, que dá acesso ao Aeroporto do Galeão, no meio da tarde. Segundo a concessionária RIOgaleão, o veículo já foi retirado, e a via, liberada. Ainda de acordo com a concessionária, as operações do aeroporto seguem normais.

Governador fala sobre megaoperação

Em entrevista coletiva, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o Rio está em "estado de atenção e alerta para possíveis retaliações" de traficantes por causa da operação. Cláudio Castro confirmou que outra localidade sendo afetada com efeitos da megaoperação desta terça-feira é o Complexo do Chapadão, também na Zona Norte, onde ônibus foram atravessados nas ruas, usados como barricadas por criminosos.

— Tem toda ligação (com a operação na Penha e no Alemão). Eles estão fazendo de tudo para tirar a polícia de lá, porque os líderes estariam encurralados. Então essa é uma forma aprendida por eles — disse Castro, anunciando que também houve tentativa de bloqueio da Avenida Brasil, principal via expressa da cidade. — A polícia está toda na rua e todos os batalhões estão em prontidão.

Megaoperação contra o CV no Alemão e na Penha: