RJ em Foco
Universidades e mais: confira as atividades suspensas em dia de insegurança no Rio
Operação nos complexos do Alemão e da Penha teve retaliação, com vias fechadas em bairros do Rio
Uma megaoperação das polícias Civil e Militar, realizada desde a manhã desta terça-feira, tem mais de 50 suspeitos mortos nos complexos do Alemão e da Penha. Em retaliação, criminosos estão interditando vias em diversos bairros da cidade, seja utilizando lixeiras ou coletivos como barricadas. Por conta disso, instituições estão suspendendo as atividades. Empresas de ônibus, por sua vez, estão recolhendo veículos para a garagem após ameaças de criminosos. Confira abaixo:
A mais letal:
Megaoperação:
Universidades
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu as aulas desta terça-feira. A instituição recomenda que todos evitem a Ilha do Fundão na Zona Norte do Rio, região próxima da megaoperação. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) informou, em nota, que as atividades do período noturno nas Unidades Acadêmicas e Administrativas da região metropolitana estão suspensas nesta terça-feira em função das diversas operações policiais realizadas em diferentes pontos da cidade. "A decisão segue orientação da Reitoria e tem como objetivo resguardar a integridade da comunidade universitária", diz trecho.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) também informou, em nota, que as atividades do período noturno nas unidades acadêmicas e administrativas da Região Metropolitana estão suspensas nesta terça-feira em função das diversas operações policiais realizadas em diferentes pontos da cidade.
Outra instituição a suspender as atividades no período noturno é a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Após declarações:
Ônibus recolhidos
Por conta de uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, bandidos estão usando ônibus para bloquear o trânsito em diversas regiões da cidade. Ao menos 30 coletivos foram alvos dessas ações, segundo o RioOnibus, sindicato que representa as empresas. Agora, algumas viações estão recolhendo seus veículos das ruas, após ameaças de traficantes, afirma Paulo Valente, porta-voz da entidade.
— Algumas empresas têm pontos finais dentro de comunidades. E os traficantes avisaram sobre um toque de recolher à tarde, que não é para ter ônibus (nas ruas) depois das 16h — explica Paulo Valente, que admite que algumas empresas estão recolhendo preventivamente seus ônibus.
Segundo ele, há preocupação com a volta para casa e que muitos operadores irão aguardar o retorno à situação de normalidade para retomar o serviço.
Saiba quem era o policial
Outros impactos
Fiocruz antecipa saída dos funcionários:
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antecipou a saída de trabalhadores, estudantes, usuários e visitantes da instituição. As atividades serão encerradas nos campi às 15h30.
Vereadores suspendem sessão:
A Câmara de Vereadores suspendeu a sessão plenária desta terça-feira.
Bar da Gema e Cine Botequim 2 não abrem hoje:
O Bar da Gema e o Cine Botequim 2, ambos no Maracanã, não abrirão hoje. O segundo diz que "lamentavelmente, devido aos acontecimentos que estamos acompanhando na cidade e prezando pela segurança de nossos funcionários e clientes, não funcionaremos hoje".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado