RJ em Foco
UPA de Costa Barros tem data para voltar a funcionar após quase um mês fechada por violência
Prefeito Eduardo Paes anunciou que unidade de saúde terá suas atividades retomadas no fim do mês

Após quase um mês fechada por conta da violência, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, será reaberta para atendimento ao público. Neste sábado (18), o prefeito Eduardo Paes visitou o local e anunciou o retorno das atividades a partir do dia 27 de outubro. A unidade estava temporariamente fechada depois de episódios de violência no local e em seu entorno.
Casal é morto a tiros dentro de carro em Belford Roxo
Vídeo viraliza ao flagrar uma policial civil empunhando fuzil e falando firme com criminoso em ação em São Gonçalo
A UPA de Costa Barros está fechada desde o dia 30 de setembro, quando um grupo de criminosos invadiu a unidade e levou, por engano, dois pacientes que estavam internados no local.
Na ocasião, os suspeitos achavam que tinha um rival baleado sendo atendido na unidade, e entraram no local com o intuito de matar o homem. Eles chegaram a sequestrar uma ambulância e espalhar o terror na unidade.
Não é a primeira vez que casos da violência são registrados na região. Uma semana antes, o carro de uma médica funcionária da UPA chegou a ser atingido por disparos. A Polícia Militar fazia uma operação no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, quando o veículo foi alvejado. O automóvel estava estacionado na frente da unidade de saúde.
No mesmo dia, três ônibus foram sequestrados na região e atravessados em ruas. Um caveirão ficou retido num dos bloqueios. Moradores contam que a rotina de assaltos próximos à UPA são recorrentes.
Em rápida entrevista à imprensa, Eduardo Paes confirmou a abertura da unidade em Costa Barros, e falou sobre o esquema de segurança para funcionários e pacientes do local.
— Conversei com o governador Cláudio Castro hoje pela manhã e ele, mais uma vez, reafirmou o compromisso das forças de segurança pública na proteção, sobretudo dos profissionais da unidade. Quero deixar um recado muito claro: a Prefeitura não vai deixar de prestar serviço público em nenhum lugar da cidade. É inaceitável que esses vagabundos fiquem ameaçando profissionais de saúde e prejudicando o atendimento à população — disse Paes.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF