RJ em Foco
Operação mira grupo que furtou mais de 700 transformadores de energia no RJ
Estruturas são transportadas para pontos de receptação em cidades de São Paulo, onde eram vendidas

Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) deflagraram, na manhã desta terça-feira, uma operação contra um grupo criminoso envolvido no furto de 775 transformadores de energia elétrica de grande porte de uma empresa do Rio. A quadrilha, segundo as investigações, transportava os aparelhos para pontos de receptação em cidades de São Paulo, onde eram vendidos. O prejuízo para a empresa é de mais de R$ 800 mil, afirmam os investigadores.
Agentes cumprem 10 mandados de busca e apreensão em endereços na cidade do Rio, de Niterói, na Região Metropolitana, e em municípios em São Paulo. De acordo com a DDSD, os furtos dos transformadores aconteceram entre 22 de junho e 10 de agosto de 2024, em oito sábados consecutivos.
Segundo as investigações, um funcionário da concessionária, que era responsável pela autorização de movimentação dos aparelhos, foi o principal articulador interno do esquema criminoso. O homem determinava a liberação dos transformadores e permitia a saída irregular dos equipamentos sem registro formal.
— As saídas eram feitas com documentos falsos, aos sábados, quando o movimento na empresa era menor. Foram oito sábados consecutivos — disse o delegado Pedro Brasil, titular da DDSD, em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.
Além desse funcionário, agentes identificaram um segundo homem como sendo o elo entre os funcionários internos e os receptadores localizados em São Paulo. Ele era o responsável por coordenar as retiradas e pagamentos pelos transportes.
Pagamento por transferência
Um dos motoristas que fazia o transporte dos transformadores foi intimado a depor e confirmou ter realizado, desde setembro de 2023, o transporte dos aparelhos do depósito em Itaboraí, na Região Metropolitana, para endereços situados em São Paulo. O pagamento era feito por transferência bancária.
Segundo A DDSD, toda a estrutura da quadrilha já foi identificada. A ação desta terça tem como objetivo coletar novas provas, como documentos, mídias eletrônicas e outros bens que possam ajudar na qualificação de eventuais novos integrantes do grupo.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF