RJ em Foco
Quebra-sóis estão de volta à fachada do edifício sede da Petrobras
Painéis começaram a ser reinstalados; edifício, marco do Centro do Rio, está passando por uma reforma

Enquanto o Edifício Capanema, no centro do Rio, ícone tombado desde 1948, aguarda a recolocação de seus 1.462 painéis de brise-soleils, cuja licitação foi marcada para dezembro, a Petrobras começou a instalar os quebra-sóis na fachada de sua sede. A solução arquitetônica é usada para controlar a entrada de luz solar numa edificação, por meio de lâminas, e amenizar a temperatura interna.
Dono de restaurante peruano e
Vídeo: 'serial killer',
Duas semanas antes da reinauguração do Capanema, em maio, o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee, anunciou a recolocação das peças para o segundo semestre deste ano — mas a licitação para as obras de restauração e recolocação das peças está prevista para 8 de dezembro.
Na Petrobras, a instalação dos brises faz parte da grande reforma prevista para ser concluída em 2027. A estatal confirmou na semana passada que o conceito arquitetônico original seria mantido, e que a substituição busca maior eficiência energética. A recolocação foi iniciada após reportagem do GLOBO, publicada em 10 de outubro, que destacou a ausência desse elemento característico no edifício, assim como no Capanema.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF