RJ em Foco

Professor aposentado desaparece na trilha do Morro da Urca; bombeiros seguem com buscas

Equipes estão mobilizadas para encontrar Antônio Petraglia, de 70 anos, desde a noite de domingo. Segundo família, idoso tem diagnóstico de Alzheimer

Agência O Globo - 13/10/2025

Um homem de 70 anos desapareceu na trilha do Morro da Urca, no Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio, na noite do último domingo (12). Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas desde então.

Perrengue:

Atenção na rota:

O homem foi identificado como Antônio Petraglia, de 70 anos, que é professor universitário aposentado. O idoso foi diagnosticado com Alzheimer e, segundo a família contou para a TV Globo, caminhadas diárias foram recomendação médica. Ele usa uma corrente com dados pessoais.

A corporação foi acionada por volta das 20h, através do Quartel do Humaitá, também na Zona Sul. As buscas tiveram início ainda na noite de ontem, e conta com auxílio da equipe de drones.

Investigação: Os militares deram continuidade às buscas desde então e seguem na trilha na manhã desta segunda-feira.

“Se alguém o viu, ele tem 70 anos e está de short preto e camisa cinza de caminhada, além de calçar tênis”, disse Mariane Petraglia, esposa do professor, à TV Globo.

Segundo ela, Antônio começou a caminhada por volta das 16h no Aterro do Flamengo e, cerca de 1h30 depois, o aplicativo que mostra a localização do idoso em tempo real indicava que ele estava na trilha do Morro da Urca, que tem início na Avenida Pasteur, altura do número 520, no bairro de mesmo nome. Em seguida, o sinal parou.