RJ em Foco
Bar Veneta e fábrica clandestina de cerveja dentro do local, na Tijuca, são interditados pela prefeitura
Bebidas não possuíam registro no Ministério da Agricultura e Pecuária; ação foi feita por diferentes órgãos da prefeitura
O Veneta Bar e Restaurante, na Tijuca, Zona Norte do Rio, e uma minifábrica clandestina de cerveja dentro do estabelecimento foram interditados pela Prefeitura do Rio na noite desta sexta-feira (10). A ação, fruto de denúncias de moradores, encontrou uma batida, chamada 021, comercializada sem registro do Ministério da Agricultura e Pecuária. A fiscalização recolheu cerca de 40 garrafas da bebida, que é produzida em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense.
Contra cobrança indevida:
'Rolha' de esgoto:
Já na fábrica de cerveja foram encontradas cerca de 280 garrafas de vidro da marca de cerveja artesanal Hocus Pocus, além de um barril com cerca de 50 litros de cerveja. Todo o material foi apreendido, incluindo o maquinário de produção. O produto será submetido a uma análise para saber se é da marca em questão ou se foi falsificado.
A fiscalização, motivada pelos casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas adulteradas, foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) e pela Subprefeitura da Grande Tijuca.
— Em plena crise do metanol, através de denúncias e levantamento da Secretaria de Ordem Pública, estouramos uma fábrica de cervejas clandestina e de batidas sem rastreio e sem cadastro do Ministério da Agricultura. Todo material foi apreendido — ressaltou o subprefeito da Grande Tijuca, Higor Gomes.
De acordo com a prefeitura, agora o estabelecimento, situado na Rua Dona Zulmira, 76, terá de prestar esclarecimentos às autoridades sanitárias antes de ser reaberto.
Questionado, a Bar Veneta ainda não respondeu.
Suspeitas de intoxicação por metanol
Até o momento, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), não há casos confirmados de intoxicação por metanol no estado. Dos sete casos notificados, três permanecem em investigação e quatro foram descartados. Os casos suspeitos se encontram nas cidades de Cabo Frio (1), Itaguaí (1) e São Pedro da Aldeia (1).
Os sintomas principais da intoxicação pela substância são visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool. A orientação nesses casos é procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito.
Na terça-feira, o Governo do Rio lançou um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol, com mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas no estado. Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF