Política
Flávio defende prisão de 80 anos para chefes do crime; Lula afirma que criará Min. da Segurança
Propostas sobre segurança marcam debate presidencial entre Flávio Bolsonaro e Lula.
O candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo, 18, que, se eleito, fará os líderes de facções criminosas ficarem "até 80 anos" presos. A segurança pública foi o primeiro tema do debate presidencial promovido por Band/Estadão.
"Com a lei antifacção que aprovamos, os líderes dessas facções vão ficar até 80 anos presos", falou o senador.
Flávio reafirmou que pretende classificar organizações criminosas como terroristas e acusou o governo Lula de promover uma "política de desencarceramento".
Já Lula cobrou o adversário sobre o apoio à PEC da Segurança Pública e reafirmou que, caso tenha um novo mandato, criará o Ministério da Segurança Pública. O presidente também disse que seu governo está "combatendo o crime organizado da esquina ao andar de cima".
A segurança pública é uma das principais pautas deste pleito. A redução da maioridade penal, por exemplo, é uma das promessas de campanha de Flávio Bolsonaro, que defende uma diminuição para 16 anos de forma geral e para 14 anos para crimes graves. Nesta semana, senadores de direita articularam uma emenda à PEC da Segurança Pública com esse conteúdo, o que travou a votação do projeto.
Diante da desvantagem da campanha de Lula no campo da segurança pública, parlamentares de esquerda discutiram a possibilidade de defender um meio termo: a redução da maioridade penal para 16 anos no caso de crimes hediondos. A proposta foi defendida pelo presidente Lula na última quinta-feira, 15, durante sabatina à TV Globo.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
3CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista