Política
De primeira em 2022 a segunda em 2026: Mosabelle perde votos em Palmeira e encolhe 14,5% em Alagoas
Candidata que liderou a votação para federal no município em 2022 cai para o segundo lugar em 2026 e perde votos tanto em seu reduto quanto no conjunto do Estado
As urnas de 2026 revelaram uma mudança importante no desempenho eleitoral de Mosabelle Ribeiro.
Quatro anos depois de terminar como a candidata a deputado federal mais votada de Palmeira dos Índios, Mosabelle não apenas perdeu a liderança municipal como também recebeu menos votos em Palmeira e no conjunto de Alagoas.
Em 2022, ela conseguiu 6.556 votos em Palmeira, equivalentes a 17,61% dos votos válidos para deputado federal, e ficou em primeiro lugar no município.
Agora, Mosabelle recebeu 6.227 votos, ou 15,32%.
São 329 votos a menos, queda de aproximadamente 5% em números absolutos. Sua participação na votação municipal recuou 2,29 pontos percentuais, de 17,61% para 15,32%.
Mas o contraste mais forte aparece no Estado.
Queda estadual foi maior
Em 2022, Mosabelle recebeu 9.079 votos em Alagoas. O resultado oficial daquele pleito a colocou como suplente do Republicanos.
Em 2026, terminou com 7.765 votos.
A perda foi de 1.314 votos, ou aproximadamente 14,5% de sua votação estadual em apenas quatro anos.
O percentual estadual também recuou: de aproximadamente 0,55% em 2022 para 0,43% em 2026.
Mais dependente de Palmeira
Outro número chama atenção.
Em 2022, os 6.556 votos obtidos em Palmeira representavam cerca de 72% de toda a votação estadual de Mosabelle.
Agora, os 6.227 votos palmeirenses representam aproximadamente 80% dos 7.765 votos obtidos pela candidata em Alagoas.
Ou seja: ao mesmo tempo em que perdeu votos, Mosabelle tornou-se ainda mais dependente eleitoralmente de Palmeira dos Índios.
A candidata conseguiu preservar uma base expressiva no município, mas não expandiu sua presença no restante do Estado.
E, em sua principal base, também perdeu a posição conquistada quatro anos antes.
Em 2022, Mosabelle foi a primeira para federal em Palmeira. Em 2026, ficou atrás de Júlio Cezar, que obteve 11.198 votos.
A distância entre os dois terminou em 4.971 votos.
O retrato das duas eleições é objetivo: Mosabelle passou de 6.556 para 6.227 votos em Palmeira e de 9.079 para 7.765 em Alagoas. Perdeu votos dentro e fora de seu principal reduto.
Contudo resta uma esperança ao grupo Ribeiro: Os candidatos ao governo e ao senado JHC e Marina foram eleitos. Arthur Lira também em que pesem ter dividido o apoio com o oponente fidagal Julio Cezar, mesmo que os vitoriosos tenham sido derrotados em Palmeira dos Índios para os Calheiros, pai e filho. Se ocuparem espaço de poder na futura gestão de JHC, poderão se fortalecer para 2028.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
3RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
4POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades