Política
Ramagem relata prisão nos EUA e critica comando da PF
Ex-deputado afirma ter sido detido por motivo migratório, nega fuga e acusa diretor-geral da Polícia Federal de perseguição
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, preso pelo ICE, o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos, na última segunda-feira (13) e solto dois dias depois, detalhou sua detenção em vídeo publicado nesta quinta-feira (16) em suas redes sociais. Segundo ele, a prisão ocorreu por uma questão migratória e sua situação no país já estaria regularizada.
O influenciador Paulo Figueiredo, que também reside nos Estados Unidos, havia informado em suas redes sociais que Ramagem teria sido detido devido a uma multa de trânsito. No entanto, Ramagem apresentou outra versão: "Primeiro que eu fui detido por uma questão migratória, nada de trânsito", declarou, acrescentando que já solicitou asilo para ele e sua esposa no país.
Aliado histórico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Ramagem já ocupou os cargos de delegado da Polícia Federal e diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No ano passado, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, recebendo pena de 16 anos, 1 mês e 15 dias em regime fechado, além da perda do mandato.
Antes de ser preso, Ramagem fugiu para os Estados Unidos com a família. Após sua detenção nesta semana, o governo brasileiro esperava sua deportação para o Brasil, onde seria preso para cumprir a pena pela condenação relacionada à trama golpista.
Nesta quinta-feira (16), representantes da Polícia Federal devem se reunir com autoridades norte-americanas para esclarecer as condições que permitiram a soltura de Ramagem. No vídeo, o ex-deputado criticou diretamente a corporação e seu diretor, Andrei Rodrigues:
"Essa nossa Polícia Federal de outrora, com tanta credibilidade, se tornou o quê? Uma polícia de jagunços desse diretor-geral Andrei Rodrigues, que declarou haver uma cooperação policial internacional contra uma situação de completa regularidade? Uma vergonha de diretor-geral. Tem que ser afastado imediatamente das funções", afirmou Ramagem.
O ex-deputado também negou estar "se escondendo" nos Estados Unidos, alegando que sua situação migratória está regular.
"A minha liberação então acabou sendo administrativa, sem necessidade de qualquer pleito, qualquer procedimento judicial. Não houve nem pagamento de fiança, que é comum nesses casos migratórios. Ou seja, eu não apenas estou absolutamente com situação regular, como eu não estou me escondendo aqui nos Estados Unidos", declarou.
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
5PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados