Política
Projeto propõe rescisão de sentença baseada em lei inexistente
Proposta busca corrigir decisões judiciais fundamentadas em normas ou precedentes que não existem, especialmente diante de riscos trazidos pela inteligência artificial.
O Projeto de Lei 6206/25, apresentado pela deputada Denise Pessôa (PT-RS), propõe permitir a rescisão de sentenças judiciais fundamentadas em precedentes ou leis inexistentes. A proposta, que altera o Código de Processo Civil (CPC, Lei 13.105/15), está atualmente em análise na Câmara dos Deputados.
De acordo com a deputada, o avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) introduz novos riscos à fundamentação de decisões judiciais. "Com as chamadas 'alucinações', modelos de IA podem criar citações, precedentes e normas inexistentes de forma verossímil. Embora o CPC já preveja ação rescisória por prova falsa, essa previsão não contempla situações em que a falsidade recai sobre a base jurídica da decisão, e não sobre fatos ou provas do processo", explica Denise Pessôa.
A parlamentar afirma que a iniciativa pretende suprir uma lacuna normativa, ampliando a proteção à verdade processual também para a fundamentação jurídica, e não apenas para as provas apresentadas.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que vire lei, o projeto precisa ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: veja a data limite para pagamento de salários
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quinto dia útil de abril de 2026: confira a data limite para pagamento dos salários
-
4TÊNIS DE MESA
Hugo Calderano domina Alexis Lebrun e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
5REALITY SHOW
Breno é eliminado do BBB 26; confira os percentuais de votação