Política
CRE sabatina indicados a embaixadas na Austrália, Nova Zelândia, Quênia e Coreia
Diplomatas são avaliados para chefiar representações brasileiras em quatro países; sabatinas ocorrem nesta quarta-feira
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza nesta quarta-feira (25), às 10h, uma reunião para sabatinar quatro diplomatas indicados para chefiar embaixadas do Brasil em diferentes países.
Entre os indicados está o diplomata Pedro Murilo Ortega Terra, proposto para assumir a embaixada do Brasil na Nova Zelândia, com atuação cumulativa nas representações na Samoa, Reino de Tonga, Kiribati e Tuvalu. Nascido em 1964, em Curitiba, Terra ingressou na carreira diplomática em 1991. O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) é o relator da indicação (MSF 83/2025).
A comissão também analisará a indicação de João Alfredo dos Anjos Junior para chefiar a embaixada do Brasil no Quênia. Caso aprovado, ele também responderá pelas representações brasileiras na Uganda, Burundi e Somália. Pernambucano do Recife, nascido em 1968, João Junior formou-se em direito em 1990 e entrou para a diplomacia em 1994. O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o relator da indicação (MSF 84/2025).
Outro nome em análise é o de Ricardo Primo Portugal, indicado para a embaixada do Brasil na Coreia. Natural de Porto Alegre (RS), nascido em 1962, Ricardo ingressou na carreira diplomática em 1998. O relator da indicação (MSF 85/2025) é o senador Esperidião Amin (PP-SC).
Por fim, será sabatinado Alexandre Peña Ghisleni, indicado para a embaixada do Brasil na Austrália. Se aprovado, Ghisleni também comandará as representações em Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Fiji, Nauru e Vanuatu. Nascido em 1969, formou-se em direito em 1990 e tornou-se diplomata em 1994. O relator da indicação (MSF 3/2026) é o senador Laércio Oliveira (PP-SE).
Caso as indicações sejam aprovadas pela CRE, os nomes ainda passarão por votação no Plenário do Senado para confirmação final.
Como participar
O evento será interativo: cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos ao vivo por senadores e debatedores. O Senado oferece declaração de participação, válida como atividade complementar em cursos universitários. O Portal e‑Cidadania também recebe opiniões sobre projetos em tramitação e sugestões para novas leis.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista