Política
Lula embarca nesta terça para visitas oficiais à Índia e Coreia do Sul
Presidente cumpre agendas estratégicas em Nova Deli e Seul, com foco em inteligência artificial, cooperação bilateral e atração de investimentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (18), às 10h, para uma série de visitas oficiais à Índia e à Coreia do Sul. A viagem, que se estende até o dia 24, inclui uma parada técnica para abastecimento na Tunísia, conforme divulgado pela agenda oficial do Palácio do Planalto.
Na Índia, Lula retribui a visita do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil, ocorrida durante a cúpula do Brics em julho do ano passado. Em Nova Deli, o presidente participará, na quinta-feira (19), da cúpula global de inteligência artificial — a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro integra um evento internacional de alto nível sobre o tema. O encontro deve reunir cerca de 40 mil participantes de 50 países.
A programação de Lula em solo indiano também contempla a ampliação da cooperação bilateral, com destaque para áreas como economia, turismo, agricultura, energia e sustentabilidade. O objetivo é aprofundar acordos firmados durante a última visita de Modi ao Brasil.
Entre domingo (22) e terça-feira (24), Lula segue para Seul, na Coreia do Sul, atendendo a convite do presidente Lee Jae Myung. Na capital sul-coreana, será firmado um plano de ação trienal (2026-2029) para fortalecer as relações bilaterais e consolidar uma parceria estratégica, com foco na atração de investimentos coreanos em tecnologia, agropecuária e cosméticos.
Durante as agendas na Índia e na Coreia do Sul, o presidente participará de fóruns empresariais e encontros com foco no fortalecimento de laços estratégicos com os países asiáticos.
Em Nova Deli, destaca-se o Fórum Empresarial Brasil-Índia, que reunirá mais de 300 empresas brasileiras e promoverá debates sobre minerais críticos, transição energética, segurança ambiental e agricultura familiar. Já em Seul, o Fórum Empresarial Brasil-Coreia contará com a presença de 230 empresas nacionais, ampliando o diálogo econômico e comercial entre os dois países.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista