Política

'Vou percorrer cada rincão deste país', afirma Lula em evento do Minha Casa, Minha Vida em Maceió

Presidente destaca compromisso com a democracia, defende urnas eletrônicas e critica golpe bilionário do banco Master durante entrega de casas populares em Alagoas.

23/01/2026
'Vou percorrer cada rincão deste país', afirma Lula em evento do Minha Casa, Minha Vida em Maceió
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © flickr.com / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert

Durante a entrega de 1.337 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió (AL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou seu compromisso de viajar pelo Brasil ao longo do ano eleitoral. Lula destacou que pretende dialogar com a população em todas as regiões, sem buscar confronto físico com a oposição. “Vamos para a rua. Não queremos fazer confrontação física, o que queremos é confrontação de realização”, declarou nesta sexta-feira, 23, mencionando os programas de seu governo.

“Se preparem, porque esse ano eu vou andar neste país. Vou percorrer cada rincão deste país, junto com essa turma aqui. Nós vamos garantir que a democracia vai prevalecer nesse país e que vença a disputa eleitoral aquele que o povo brasileiro quiser”, afirmou Lula ao público presente.

O presidente também defendeu o sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas, respondendo às críticas sobre sua segurança: “Quando alguém fala que a urna eletrônica permite roubar, eu digo sempre que se a urna eletrônica permitisse roubar, o Lulinha não seria três vezes presidente da República deste país. A elite brasileira já teria roubado há muito tempo”.

Lula aproveitou para pedir aos seus apoiadores que colaborem no combate à desinformação: “Ajudem a controlar o celular e a não passar a mentira para frente”, orientou.

O evento contou com a presença de autoridades como o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); o prefeito de Maceió, JHC; e ministros como Guilherme Boulos (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Saúde), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades). Mais cedo, Lula participou da entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e ambulâncias do Samu a Alagoas, dentro do programa Agora Tem Especialistas.

Crítica ao banco Master

No discurso, Lula criticou a desigualdade no tratamento entre pobres e grandes empresários, citando o caso de fraude envolvendo o banco Master. Sem mencionar nomes, afirmou: “Não é possível que a gente continue vendo o povo ser sacrificado enquanto tem um cidadão do banco Master que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões. Quem vai pagar são os bancos, é o Banco do Brasil, é a Caixa Econômica que vai pagar, é o Itaú. Um cidadão deu um desfalque de R$ 40 bilhões neste país e tem gente que defende, porque também está cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara”, criticou o presidente.