Política
Motta promete agilidade na Câmara para acordo Mercosul-União Europeia
Presidente da Câmara destaca importância do tratado e diz que tramitação será prioridade para o Brasil colher benefícios rapidamente
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou neste sábado, 17, a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), realizada em Assunção, Paraguai. Em publicação nas redes sociais, Motta destacou a relevância da diplomacia e da cooperação internacional. "Com esta iniciativa, comprovamos a força da diplomacia, do diálogo e da cooperação, que devem ser sempre os pilares das relações entre os países. Ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o acordo abre oportunidades para mais crescimento, mais renda, mais emprego, mais investimentos e mais trocas de novas tecnologias", escreveu o parlamentar no X.
O presidente da Câmara afirmou também que a tramitação do acordo será prioridade na Casa. "Pretendemos dar ao acordo a tramitação mais rápida possível na Câmara dos Deputados, para que ele possa entrar em vigor o quanto antes e, assim, começar a repartir seus frutos a todos os participantes", ressaltou Motta.
O acordo entre Mercosul e União Europeia poderá entrar em vigor após aprovação e ratificação tanto pelo Parlamento Europeu quanto pelo Congresso Nacional brasileiro.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026