Política
Câmara pode votar projeto que reduz benefícios fiscais federais
Proposta prevê corte mínimo de 10% nos incentivos tributários, com exceções para setores estratégicos.
A Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/25, de autoria do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), que propõe a redução de pelo menos 10% nos benefícios fiscais federais. A medida altera a Lei do novo arcabouço fiscal.
O relator do projeto é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O texto permite percentuais de redução diferenciados por setor econômico, desde que o total atinja o mínimo estabelecido.
O projeto veda cortes em incentivos destinados a fundos constitucionais de financiamento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entidades sem fins lucrativos, zonas de livre comércio, programas de bolsas de estudo e produtos da cesta básica.
Análise de destaques
A Câmara também dá continuidade à análise do Projeto de Lei Complementar 108/24, que regulamenta a reforma tributária. Os deputados irão votar destaques que podem modificar pontos do texto. Na segunda-feira (15), a Câmara aprovou o texto-base apresentado pelo relator, Mauro Benevides Filho.
A proposta trata da gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado