Política
Lula assina recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR até 2027
Presidente formaliza permanência de Gonet, que seguirá à frente da Procuradoria-Geral da República até dezembro de 2027.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira, 15, a recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). O anúncio foi feito pelo próprio presidente em suas redes sociais. Em publicação no X, Lula afirmou ter convicção de que Gonet continuará à frente da PGR com "firmeza e responsabilidade".
Durante seu primeiro mandato, Paulo Gonet denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. "O Brasil precisa de seriedade, coragem e compromisso com a verdade. Precisa de boa investigação, de denúncia responsável e de independência para agir sem medo de quem quer que seja", declarou Lula.
O novo mandato de Gonet terá início na próxima sexta-feira, 19, e se estenderá até dezembro de 2027. A cerimônia de assinatura ocorreu de forma reservada no Palácio do Planalto. Lula e Gonet tinham compromisso oficial agendado para as 14h40 desta segunda-feira.
A recondução de Paulo Gonet foi aprovada pelo Senado em 12 de dezembro, com 45 votos favoráveis e 26 contrários. O resultado representou a menor margem para aprovação de um procurador-geral desde a redemocratização do país, já que eram necessários ao menos 41 votos para a confirmação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado