Política

Comissão aprova projeto que prevê divulgação de filas do SUS com proteção de dados

Proposta obriga divulgação de listas de espera por consultas e exames no SUS, com garantia de privacidade dos pacientes.

15/12/2025
Comissão aprova projeto que prevê divulgação de filas do SUS com proteção de dados
Projeto prevê divulgação das filas do SUS com proteção de dados dos pacientes, segundo decisão da Câmara. - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que determina a obrigatoriedade de divulgação das listas de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) por parte da União, estados, Distrito Federal e municípios.

O texto aprovado corresponde ao parecer da relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG), para o Projeto de Lei 335/24, de autoria do deputado Felipe Saliba (PRD-MG). A relatora manteve a essência da proposta, promovendo ajustes na Lei Orgânica da Saúde.

“Quando se trata de informações sigilosas, a transparência precisa ser relativizada”, afirmou Ana Pimentel. Por esse motivo, o substitutivo determina o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais para garantir a privacidade dos pacientes.

Felipe Saliba, autor da proposta, destacou que a divulgação das listas de espera no SUS é fundamental para a cidadania e permitirá aos pacientes maior controle sobre as opções de tratamento disponíveis.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.