Política

Lula afirma que mantém esperança em candidatura de Pacheco ao governo de Minas

Presidente destaca competência de Rodrigo Pacheco e diz que não desistiu de vê-lo disputando o Executivo mineiro em 2026.

11/12/2025
Lula afirma que mantém esperança em candidatura de Pacheco ao governo de Minas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ao programa EM Minas, da TV Alterosa, que ainda mantém a expectativa de que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) lance candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026.

"A esperança é a última que morre. Ele relutou, mas pensa que eu desisti. Eu não desisti. Eu aprendi a gostar do Pacheco. Acho ele uma pessoa extremamente competente e considero que hoje é a maior personalidade pública de Minas Gerais. Portanto, ele está talhado a cumprir essa tarefa", declarou Lula.

Pacheco, no entanto, afirmou em novembro que pretende encerrar sua carreira política ao fim do mandato no Senado, no início de 2027. No ano passado, o senador já havia manifestado a mesma intenção.

"Eu nunca pensei em me eternizar na política. Há, inclusive, muitos pronunciamentos meus, desde quando entrei e deixei a advocacia, nos quais eu dizia que tinha uma data de entrada e também uma de saída da política", disse Pacheco a jornalistas na ocasião.

O senador mineiro foi preterido por Jorge Messias na indicação para a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Messias, porém, enfrenta resistência no Senado e teve sua sabatina adiada.

Nesta terça-feira, Pacheco recusou um convite de Lula para participar de um evento em Belo Horizonte, conforme revelou a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Questionado sobre o cenário da esquerda em Minas Gerais, Lula afirmou não ter pressa. "Nós temos o Alexandre Kalil (PSD-MG), temos o Tadeuzinho (MDB-MG), temos duas prefeitas muito importantes: a de Juiz de Fora, Margarida Salomão; e a de Contagem, Marília Campos (PT-MG); além de ministros e deputados. Eu não tenho pressa. Quando chegar o momento de o Pacheco decidir se realmente não quer, vamos buscar um candidato para Minas Gerais", concluiu o presidente.