Política

Zenaide Maia celebra exposição 'Olhares desde o Cerrado', de Malu Sig

Senadora destaca trajetória de superação da artista Malu Sigmaringa Seixas e defende maior protagonismo feminino nas artes plásticas.

10/12/2025
Zenaide Maia celebra exposição 'Olhares desde o Cerrado', de Malu Sig
Zenaide Maia (PSD-RN). - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) celebrou, nesta quarta-feira (10), a abertura da exposição de artes plásticas Olhares desde o Cerrado, da artista e jornalista Malu Sigmaringa Seixas. A mostra reúne pinturas inspiradas na natureza local e na arquitetura de Brasília e está aberta ao público, gratuitamente, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado, até 19 de dezembro.

A parlamentar ressaltou a trajetória de superação de Malu, servidora aposentada da Casa e ex-chefe de gabinete em seu mandato. Após ter a carreira interrompida por um AVC, em 2020, Malu encontrou na pintura uma forma de recomeço e reabilitação, tornando-se, segundo Zenaide, um "exemplo de resiliência e coragem".

— A sensibilidade de Malu empresta novas leituras poéticas e críticas a marcas simbólicas do poder político nacional, poder este entranhado no solo, na atmosfera, no encontro de povos e no parque arquitetônico a céu aberto de Brasília — afirmou a senadora.

Zenaide Maia também defendeu maior visibilidade e equidade para a produção artística feminina. Ela destacou que, historicamente, as mulheres ocuparam museus apenas como modelos em quadros, mas que esse cenário está mudando com artistas que assumem o protagonismo de suas próprias histórias e visões de mundo.

— As pinturas oferecem algo além de um olhar pessoal nosso, que somos fãs. As cores e pinceladas destes quadros reforçam um panorama rico e diverso da criatividade feminina na arte e na cultura brasileira. Nunca é tarde para nada e a mulher pode estar onde quiser estar e superar todas as adversidades — enfatizou Zenaide.

Lurya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira.