Política
Avança isenção de IPI na compra de carro para pessoa com síndrome de Down
Comissão de Direitos Humanos aprova projeto que amplia benefício fiscal; texto segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos.
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei (PL) 2.647/2023, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis por pessoas com síndrome de Down. A proposta segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
De autoria do senador Romário (PL-RJ), o projeto foi relatado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). Segundo Girão, a ausência de previsão legal e de regulamentação da avaliação biopsicossocial, prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, prejudica o acesso das pessoas com síndrome de Down ao benefício.
“Ainda não há, depois de quase uma década da aprovação do estatuto, a avaliação biopsicossocial plenamente aplicável no território nacional. A título de exemplo, em 2022, em razão de ausência de regulamentação do Poder Executivo, houve a suspensão da análise dos pedidos de isenção do IPI para compra de automóveis por pessoas com deficiência”, destacou o relator.
O projeto propõe alteração na Lei 8.989, de 1995, que já concede isenção do IPI a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, além de pessoas com transtorno do espectro autista.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado