Política
CCJ do Senado adia votação sobre impeachment de ministros do STF
Relator pede mais debates e votação do projeto que atualiza lei de impeachment fica para o próximo ano
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para o próximo ano a votação do projeto que atualiza a lei de impeachment no Brasil. A decisão foi tomada a pedido do relator, senador Weverton Rocha (PDT-MA), e o texto trata das regras para o afastamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Weverton, ainda estão sendo recebidas sugestões para aprimoramento da proposta. Após reunião com o autor do projeto, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na manhã desta quarta-feira (10), ficou definido que haverá mais uma sessão de debates antes da votação.
“Estive com Rodrigo Pacheco nesta manhã, que é o autor dessa lei, e ele me fez a seguinte sugestão: Weverton, já realizamos audiências, vamos só pedir mais uma sessão de debate no plenário do Senado na volta do recesso, para que a gente possa dar mais luz ao relatório, voltar para a CCJ para que a gente aprofunde esse debate e vote”, afirmou o relator.
Weverton também destacou que recebeu sugestões de mudanças não apenas de senadores, mas também das Forças Armadas e de membros do Ministério Público.
Com o adiamento, o projeto deixa de ser votado em meio à repercussão da decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, que dificultou a tramitação de pedidos de impeachment contra magistrados da Corte no Senado.
“Primeiro, a gente sai dessa discussão menor de estar fazendo lei para discutir liminar dada recentemente. Não é o objetivo da lei e muito menos o espírito dela”, concluiu Weverton.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado