Política

Acordo sobre comércio eletrônico do Mercosul é confirmado no Senado

Senadores aprovam marco jurídico que facilita transações digitais e amplia proteção ao consumidor entre países do bloco

26/11/2025
Acordo sobre comércio eletrônico do Mercosul é confirmado no Senado
- Foto: Reprodução

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de decreto legislativo que ratifica o texto do Acordo sobre Comércio Eletrônico do Mercosul (PDL 395/2024). Com a decisão, fica estabelecido o marco jurídico regional para transações de comércio eletrônico entre os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Relações Exteriores, no último dia 12, sob relatoria do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Firmado em Montevidéu, em 29 de abril de 2021, após negociações realizadas no segundo semestre de 2020, o acordo tem como objetivo proporcionar maior previsibilidade e segurança jurídica a empresas e consumidores. Também busca garantir direitos de proteção ao consumidor, à privacidade e à proteção de dados pessoais.

Entre os principais pontos do acordo, destacam-se: a proibição de cobrança de impostos sobre transmissões eletrônicas; a aceitação de assinaturas digitais; a unificação das normas de proteção ao consumidor e de dados pessoais; a facilitação do comércio eletrônico; e o estímulo à participação de micro, pequenas e médias empresas no ambiente digital.

Para o relator, o acordo consolida tendências globais quanto à modernização do comércio.

— Levando em conta que o Mercosul precisa acompanhar as transformações no comércio internacional, a adoção do tratado representa importante passo na modernização do bloco e na harmonização regulatória em matéria digital — afirmou Mourão na reunião da CRE.