Política

CPMI do INSS ouve contador ligado a empresas suspeitas de fraudes em descontos

Depoimento de Mauro Palombo Concílio nesta quinta-feira (27) busca esclarecer repasses milionários e criação de empresas após acordo entre Amar Brasil e INSS

26/11/2025
CPMI do INSS ouve contador ligado a empresas suspeitas de fraudes em descontos
- Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza nesta quinta-feira (27), às 9h, oitiva com o contador Mauro Palombo Concílio. Ele responde pela contabilidade de várias empresas que, de acordo com a CPMI, teriam recebido dezenas de milhões de reais em repasses da Amar Brasil — entidade suspeita de envolvimento em fraudes contra aposentados e pensionistas.

Embora a Amar Brasil mantivesse convênio com o INSS para efetuar descontos de 2,5% mediante autorização de aposentados e pensionistas, investigações da Polícia Federal apontam que muitos desses descontos eram feitos sem a concordância dos segurados.

Outro ponto que chamou a atenção dos parlamentares foi o fato de essas empresas terem sido abertas em dezembro de 2022, apenas um mês após a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Amar Brasil e o INSS.

Deliberação de requerimentos

A CPMI do INSS também pode votar nesta quinta-feira 479 requerimentos, que solicitam convocações, informações e documentos de diversos órgãos públicos. Entre os órgãos mencionados estão a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Casa Civil da Presidência da República e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), entre outros.

Dentre os pedidos, destaca-se o REQ 1492/2025, apresentado pelo senador Jorge Seif (PL-SC), que solicita à Polícia Federal a relação de senadores e deputados federais implicados na Operação Sem Desconto — investigação que apura fraudes em descontos indevidos em benefícios previdenciários.

Como participar

O evento será interativo: cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As mensagens podem ser lidas e respondidas ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado também oferece declaração de participação, que pode ser utilizada como hora de atividade complementar em cursos universitários. O Portal e‑Cidadania recebe ainda opiniões sobre projetos em tramitação e sugestões para novas leis.