Política

Hugo Motta nega tentativa de blindagem a investigados no PL Antifacção

Presidente da Câmara afirma que proposta visa combater o crime organizado e descarta influência de escândalos na tramitação

18/11/2025
Hugo Motta nega tentativa de blindagem a investigados no PL Antifacção
Hugo Motta - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou qualquer interesse da Casa em promover uma "blindagem" a investigados por meio do chamado "PL Antifacção". As declarações foram dadas em entrevista à emissora GloboNews, nesta terça-feira, 18.

Questionado sobre mudanças sugeridas pelo relator Guilherme Derrite (PP-SP) nas atribuições da Polícia Federal, Motta foi enfático: "O papel da Polícia Federal está mantido. Nós não queremos blindar absolutamente ninguém. Queremos dar uma resposta dura ao crime organizado".

O presidente da Câmara reforçou ainda que a chamada "PEC da Blindagem" é uma pauta superada: "É um assunto vencido". Motta garantiu que o PL Antifacção será aprovado pelo Congresso Nacional em uma versão aprimorada em relação à proposta original do governo, sem buscar agradar a esquerda ou a direita.

Ele também afirmou que não houve, nem haverá, interferência do escândalo do Banco Master na tramitação do projeto. Durante a entrevista, Motta defendeu sua decisão de nomear Guilherme Derrite como relator da proposta, destacando o critério técnico da escolha. "Eu sou presidente da Câmara, não sou líder do governo, da oposição, nem ministro", concluiu.