Política

Aprovação a Lula mostra sinais de recuperação em pesquisa Quaest

No entanto os que reprovam o presidente ainda são mais numerosos

Redação ANSA 08/10/2025
Aprovação a Lula mostra sinais de recuperação em pesquisa Quaest
Lula tem aprovação de 48% e rejeição de 49%, segundo pesquisa - Foto: © ANSA/AFP

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 48%, e a negativa, de 49%, no melhor resultado para o petista desde janeiro, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8).

O levantamento tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Na comparação com setembro, a avaliação negativa do governo apresentou oscilação de dois pontos percentuais para baixo, enquanto a positiva avançou na mesma proporção.

A aprovação do presidente, que está há dois anos e 10 meses no governo, é mais alta entre os brasileiros que ganham até dois salários mínimos — faixa em que 54% avaliam positivamente a gestão e 43% a desaprovam. Já entre os que recebem de dois a cinco salários, a desaprovação é majoritária, alcançando 51%, enquanto a aprovação fica em 46%.

O governo Lula mantém seu principal reduto de apoio no Nordeste, onde 62% dos entrevistados aprovam o governo e 36% o desaprovam. No Sudeste, região com maior peso demográfico e eleitoral do país, embora o cenário ainda seja desfavorável ao presidente, a pesquisa mostra leve recuperação: a desaprovação caiu de 55% para 52%, enquanto a aprovação subiu de 41% para 44% em relação a setembro.

O Quaest também avaliou a percepção sobre a economia, apontando queda de 48% para 42% no percentual dos brasileiros que acreditam que a situação piorou nos últimos 12 meses.

Já o grupo que considera que a economia permanece igual passou de 29% para 35%, enquanto a parcela dos que dizem que houve melhora se manteve em 21%.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.