Política
Ato contra anistia e “PEC da Blindagem” acontece neste domingo em Maceió e em diversas cidades do País
Manifestação será realizada na praia da Pajuçara, em resposta à aprovação da proposta no Congresso

Movimentos sociais e organizações de esquerda convocaram para este domingo (21) uma série de manifestações em diversas cidades do país contra a proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e a chamada “PEC da Blindagem”. Em Maceió, o protesto será realizado a partir das 9h, na praia da Pajuçara, com concentração no ponto dos 7 Coqueiros.
A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada na última terça-feira (16), em dois turnos de votação na Câmara dos Deputados. O texto-base recebeu 353 votos favoráveis, 134 contrários e uma abstenção, superando os 308 votos necessários para aprovação entre os 513 parlamentares. A medida prevê maior dificuldade para o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo a execução de mandados de prisão.
Já na quarta-feira (17), os deputados aprovaram, em regime de urgência, a tramitação do Projeto de Lei 2162/23, que concede anistia a manifestantes por motivações políticas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei, caso seja sancionada. O requerimento de urgência foi aprovado com 311 votos a favor, 163 contrários e 7 abstenções. A data de votação do mérito do projeto ainda não foi definida.
Nas redes sociais, a mobilização contra as propostas tem crescido, com movimentos organizando atos de rua em capitais e cidades do interior como forma de pressionar o Congresso e o governo a barrar a anistia e a blindagem parlamentar.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira