Política
No Canadá, Lula critica escalada de conflitos no Oriente Médio
O presidente Lula criticou, nesta terça-feira (17), a escalada dos confrontos armados no Oriente Médio, como a guerra entre Israel e Irã, além do conflito entre Rússia e Ucrânia. O líder brasileiro classificou como inaceitáveis a matança de civis e os bloqueios que têm provocado fome generalizada, especialmente na população palestina, e reiterou a posição do Brasil contrária ao uso da força.


Líder brasileiro participa de encontro do G7
De acordo com informações do Palácio do Planalto, Lula deu as declarações no Canadá, onde participa do encontro de cúpula do G7. O Brasil não faz parte do grupo de países industrializados – formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão –, porém, tem sido convidado para as discussões ampliadas.
Transição energética
Durante o evento, o presidente brasileiro defendeu também um modelo de transição energética sustentável e inclusivo, pautado na cooperação internacional. No entanto, Lula alertou que a rivalidade entre países tem comprometido avanços em áreas essenciais, como o combate à fome e a preservação ambiental. Na opinião do líder brasileiro, o mundo ainda resiste em aceitar que a diversificação é “chave para a segurança energética”. Ele ressaltou que o Brasil foi pioneiro em investir em energias renováveis em larga escala.
1:22
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado