Política
Município de Goiana (PE) volta às urnas neste domingo
Baixar
No município de Goiana, na Zona da Mata norte de Pernambuco, os mais de 65 mil eleitores e eleitoras voltam às urnas eletrônicas neste domingo (4) para escolher quem vai ocupar o cargo de prefeito até 2028. A votação vai ser realizada das 8h às 17h, no horário de Brasília.


A eleição suplementar vai ocorrer em Goiana porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do prefeito Eduardo Honório, do União Brasil. Em dezembro do ano passado, o TSE manteve a inelegibilidade do político por considerar que ele estava exercendo, na prática, um terceiro mandato consecutivo como prefeito, o que é vedado pelo artigo 14 da Constituição Federal.
Em 2016, Eduardo Honório foi eleito vice-prefeito e assumiu o cargo de prefeito em diversas ocasiões, em razão dos afastamentos do titular por problemas de saúde. Nos seis meses anteriores às eleições de 2020, Honório ocupou novamente a chefia do Executivo municipal e, em seguida, foi eleito prefeito. O político concorreu nas Eleições de 2024 com o registro de candidatura sub judice. Em seguida, ele teve sua eleição anulada pelo TSE, em dezembro passado.
As eleições suplementares estão previstas no Código Eleitoral. Elas ocorrem quando há anulação de mais da metade dos votos em eleições majoritárias — ou seja, para presidente da República, governador ou prefeito — ou em casos de indeferimento de registro, cassação do diploma ou perda do mandato de candidato eleito.
Na votação deste domingo em Goiana, os concorrentes são os candidatos a prefeito Eduardo Batista, do Avante, e seu vice na chapa, Pedro Henrique, do Republicanos; contra Marcílio Régio, do Progressistas, que tem como vice na chapa a candidata Lícia Maciel, do PT.
Política TSE cassou mandato do prefeito Eduardo Honório São Luís 02/05/2025 - 08:00 Daniel Ito / Rafael Guimarães Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional eleições TSE Eduardo Honório Goaiana sexta-feira, 2 Maio, 2025 - 08:00 2:02
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado