Política
Lula diz ter 'orgulho' em saber que nova turma do Itamaraty é que mais tem mulheres e negros

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ter "orgulho" pela formação de mais pessoas negras e mulheres como diplomatas pelo Instituto Rio Branco, durante cerimônia no Palácio Itamaraty, na tarde desta segunda-feira, 16. Em seu discurso, Lula ressaltou aos formandos que o Brasil é "mega diverso" e saudou as diferentes representações de gênero e de raça entre os alunos.
"Vocês não imaginam o orgulho que eu tenho de saber que essa turma é a turma que tem mais mulher e é a turma que tem mais gente negra", afirmou o presidente da República. "É uma coisa extraordinária, porque assim a gente vai colocando o Brasil em todas as suas representações."
Lula afirmou ainda que esteve presente em uma solenidade no Judiciário e disse que havia uma "supremacia branca".
"Esses dias, eu fui na posse de um ministro num tribunal. Era uma supremacia branca que não tem nada a ver com a realidade brasileira", declarou o presidente. "Eu dizia que não via nenhum aluno do ProUni naquela posse, nenhum aluno do Fies. Parecia outro mundo."
Na ocasião, a instituição oficializou a formatura da turma "Esperança Garcia 2022/2023", na presença de Lula, do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do assessor do governo para assuntos internacionais, Celso Amorim.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira